O Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, no Estado de São Paulo, está preparando a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, que acontece anualmente no município, e que será realizada no terceiro domingo de setembro, 20/09.
As Romarias
As romarias ao Santuário Votivo do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, têm sido um dos eventos mais marcantes da paróquia. São momentos de intensa espiritualidade e evangelização, tanto para os romeiros, quanto para os fiéis da paróquia que se unem no espírito de fé e comunhão para oferecer sua carinhosa hospitalidade e bem-estar aos visitantes.
“É uma data especial do nosso calendário paroquial. Momento em que nos unimos a todos os devotos do Sagrado Coração de diversos estados e formamos um só coração, unidos pela fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus “, enfatiza Pe. Marcos Ortega, reitor e pároco do Santuário de Vera Cruz.
Enquanto prepara a Romaria, o Santuário refaz o convite de todos os anos para que os fiéis participem desse evento de Fé.
Os romeiros têm um dia cheio de atividades religiosas: procissão, missa solene, momento de animação e louvor, terço, bênção do Santíssimo e Celebração do Envio. A programação é intensa.
A Pastoral da Comunicação do Santuário transmitirá, ao vivo, a Santa Missa e a benção do Santíssimo.
As paróquias interessadas em participar podem entrar em contato para mais informações através do email: sscjesus@terra.com.br ou pelo telefone (14) 3492- 1674.
História
Em 28 de outubro de 1939 aconteceu a 1ª Romaria, sendo a primeira concentração religiosa, juntamente com a inauguração provisória do Santuário Sagrado Coração de Jesus.
A obra não estava concluída, mas isso não foi impedimento para os devotos vindos de várias cidades; entre elas Araçatuba, Bauru, Tupã entre outras, por todos os meios de locomoção possíveis (caminhões, jardineiras, carroças, trens e outros).
Naquela época, a Cia Paulista de Estrada de Ferro, previamente informada e solicitada, acrescentou vários vagões de passageiros às composições ordinárias e organizou mais dois trens especiais, um com dez carros de Bauru, e outro com 16 carros de Marília para a Festa de inauguração do Santuário.
“A hospitalidade, o esplendor das solenidades programadas, e o clima emocional que se viveu naquela tarde em Vera Cruz criaram condições para o deslumbramento que foi a 2ª Romaria, realizada no ano seguinte, também no mês de outubro, na Festa do Cristo Rei, com a presença de 8.000 romeiros “, disse Monsenhor Florentino Santamaria, Reitor do Santuário naquela época.
A 3ª Romaria foi organizada pelos Apostolados da Oração da Diocese no mês de junho de 1941, por ocasião da Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.
Com a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o clima de guerra dominava o país não só durante os combates, mas também no pós-guerra. Aquelas grandes concentrações foram desaconselhadas e até esses eventos religiosos foram suspensos.
Consolidação
As romarias foram retomadas somente em 1984, com o incentivo do Cônego Antônio Flumian, juntamente com Monsenhor Santamaria: e não pararam mais.
Todos os anos, no 3º domingo de setembro, acontece a Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração que, ano após ano, cresce em número e no entusiasmo dos fiéis, solidificando sempre o amor pelo Sagrado Coração de Jesus na alma dos romeiros.
Fonte: Guadium Press
Boa noite,sou a nova coordenadora de Marília. Estou confirmando nossa presença. Paróquia de Guadalupe.
Essa é a segunda vez de muitas, muito bom estar com vocês.