O Arcebispo de Tunja e Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, Dom Luis Castro Quiroga, afirmou que até o momento não está previsto nenhum encontro entre o Papa Francisco e as FARC. A notícia veiculada pela imprensa colombiana sobre uma suposta visita de Bergoglio “à mesa de negociações entre governo e guerrilha em Havana”, “não tem nenhum fundamento”, precisou o prelado.
Mediação seria bem-vinda
O fato de que a visita do Santo Padre seja à Igreja e ao povo cubano, não significa “que não queiramos que o Papa entre no processo de paz, observou Dom Quiroga. Ele deseja fazer alguma coisa e isto é analisado para que não seja somente uma questão simbólica, mas sim uma ajuda efetiva. No entanto, até este momento, não existe nenhuma decisão em relação a isto”.
Bispos colombianos em Havana
Sobre uma possível viagem de membros do episcopado colombiano a Cuba, Dom Quiroga explica que “é uma possibilidade que está em estudo. Temos o desejo e o projeto de ir a Havana para falar sobre uma possível ajuda do Papa ao processo de paz. Até agora não se decidiu nada. Quando foram tomadas decisões pertinentes, estas serão comunicadas”, concluiu o Presidente da Conferência Episcopal Colombiana.
Fonte: Rádio Vaticano