Sendo considerada uma das maiores festividades religiosas da Igreja Católica no Brasil, o Círio de Nazaré tem suas origens em Belém do Pará, onde acontecem as celebrações que chegam a reunir anualmente milhares de pessoas que manifestam sua Fé e devoção a Virgem Santíssima.
No Rio de Janeiro, a Igreja vem se preparando para celebrar a festa com uma certa antecedência. Isso porque entre os dias 31 de julho a 2 de agosto, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré visitará Igrejas, instituições, centros culturais e até mesmo as periferias onde habitam pessoas necessitadas e dependentes químicos, a fim de levar a esperança a todos aqueles que necessitam da ajuda de Nossa Senhora.
Além disso, a Arquidiocese do Rio de Janeiro aproveitará esse momento para render homenagens a Padroeira dos paraenses, elaborando uma intensa programação, incluindo uma passagem pela Arquidiocese de Niterói.
Sendo essa a sétima edição do Círio de Nazaré na cidade carioca, a festa foi trazida pelo então Arcebispo de Belém do Pará, Dom Orani João Tempesta, onde permaneceu por quatro anos. Hoje, depois de muito tempo e após receber o cardinalato, vem sendo um dos responsáveis pela vinda da imagem peregrina de Nazaré a Arquidiocese do Rio.
Tradicionalmente realizado sempre no segundo domingo de outubro em Belém do Pará, neste ano, o Círio de Nazaré trará como tema: “Maria, Mulher Eucarística”.
Fonte: Gaudium Press