Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração inicial
“Nossa Senhora do Carmo, que deixastes o Santo Escapulário como sinal do vosso amor e proteção. Sois reconhecida como assistência na vida e consoladora amável na hora da morte, eu, vosso filho devoto, pronto a vos servir, disposto a vos amar, me apresento a Vós e nesta Novena faço o meu pedido(peça a graça que necessita…). Nossa Senhora do Carmo,nunca se ouviu dizer que alguém necessitado, tendo recorrido a Vós, tenha ficado desamparado.Com confiança, Mãe do Escapulário, intercedei junto ao Vosso Filho, Jesus Cristo, por mim, por aqueles por quem devo rezar sempre e por aqueles que se confiam às minhas orações.Mãe amável, sede-nos propícia e rogai por nós a Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.”
Santíssima Virgem Maria, olhai com carinho e amor a todos os seus pobres pecadores filhos que suplicam a Vossa proteção. Dai-nos força para que possamos vencer os obstáculos do dia-a-dia. Fortalecei a nossa fé com o vosso poder. Amém.
Oração oitavo dia:
Nossa Senhora do Carmo, esplendor e glória do Carmelo, vós que fizeste do Monte Carmelo um local santificado, ajudai-nos a afastar do caminho do mal, ajudai-nos a purificar nossos corações para sermos um templo de Deus.
Texto bíblico:
João 19,25-27
“25 Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.”
Breve momento para reflexão
Pai Nosso, 10 Ave Marias, Glória ao Pai
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!
Texto histórico:
Num contexto social em que o ramo familiar era de conotação primordial ela, quis ser chamada apenas de Teresa de Jesus. (Embora seja conhecida também por Santa Teresa D’Ávila, por ter nascido nesta localidade espanhola). Trinta e dois mosteiros (17 femininos e 15 masculinos) foram por ela fundados e outros tantos reformados. São João da Cruz foi quem assumiu e escreveu as regras para o segmento masculino, a pedido de Santa Teresa. Em sua biografia há capítulos que dão testemunho da intensidade da sua vida interior. O que diz sobre os quatro degraus da oração, isto é, sobre o recolhimento, a quietação, a união e o arrebatamento, é realmente aquilo que a oração da sua festa chama “pábulo da celeste doutrina”. Graças extraordinárias a acompanhavam constantemente como fossem: comunicações diretas divinas, visões, presença visível de Cristo. Um anjo traspassou seu coração com uma seta de fogo, fato este que a Ordem carmelitana comemora na festa da transverberação do coração de Santa Teresa, em 27 de agosto. Oito anos antes de deixar este mundo, foi-lhe revelada a hora da morte. Com muita devoção recebeu os santos Sacramentos, e constantemente rezava jaculatórias sobre esta: “Meu Senhor, chegou afinal a hora desejada, que traz a felicidade de ver-vos eternamente.“ – Sou uma filha de Vossa Igreja. Como filha de Igreja Católica, quero morrer.” – Senhor, não me rejeiteis a Vossa face. Um coração contrito e humilhado não haveis de desprezar”.Santa Teresa morreu em 1582, na idade de 67 anos. Logo após sua morte, o corpo da Santa exalava um perfume deliciosíssimo.Até o presente dia se conserva intacto. Seu coração, apresentando larga e profunda ferida, acha-se guardado num precioso relicário na Igreja das Carmelitas em Alba.
Oração final
“Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo. Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário. Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com vosso poder. Iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a Fé, a Esperança e a Caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao Vosso Divino Filho. Assiste-me durante a vida. Consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me a Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado e lá no céu eu quero louvar-Vos e bendizer-Vos por toda eternidade. Amém.”
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 1° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 2° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 3° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 4° Dia
Novena a Nossa Senhora do Carmo – 5° Dia