Na manhã deste sábado, 2, o Papa Francisco iniciou sua série de atividades recebendo, no Vaticano, o Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, e a seguir, na Sala Paulo VI, cerca de sete mil peregrinos da Diocese italiana de Isernia que vieram retribuir e agradecer a Visita pastoral que Francisco fez àquela diocese em 5 de julho de 2014.
Em sua saudação aos presentes, o Pontífice disse que o “clima de festa deste encontro no Vaticano, não faz, porém, esquecer os numerosos e graves problemas que ainda afligem a sua terra: o desemprego, a falta de serviços adequados aos anciãos, enfermos, portadores de deficiência. Diante deste cenário preocupante é preciso uma mobilização geral”.
Por outro lado, disse o Papa, a Diocese de Isernia necessita de um novo ardor missionário, para ir além desta realidade religiosa estática. Por isso, o Pontífice sugeriu aproveitar bem do “Ano jubilar Celestino”, que a comunidade diocesana está vivendo, como oportunidade para retornar a Cristo, ao seu Evangelho e se reconciliar com Deus e o próximo.
Este Ano jubilar Celestino prepara os fiéis a viver melhor o próximo Ano Santo extraordinário da Misericórdia, um evento de esperança cristã, fundada em Cristo e acompanhada de um esforço caritativo maior para com os mais necessitados. As dificuldades podem ser superadas com a solidariedade.
O Santo Padre finaliza encorajando-os a ser testemunhas de solidariedade nas suas cidades e nos diversos lugares de trabalho, escola, família entre outros. “Encarem, sem medo e com esperança, o futuro de vocês e da sua terra. Que sua caridade possa envolver mais pessoas e mais realidades sociais e institucionais, para aproximar os sem-teto, os desempregados, os aflitos por antigas e novas pobrezas, para a construção de uma sociedade mais acolhedora, justa, solidária e respeitosa das diversidades”.
Fonte: Rádio Vaticano
Sábio Papa! Suas colocações são verdadeiras e sem dúvidas, nos traz belas reflexões.