O jornal britânico Daily Mail apresenta as declarações de Ken Dark, especialista em arqueologia cristã e do século primeiro, que diz que pode ter sido encontrada a casa em Nazaré onde Jesus passou sua infância.
Dark se remete a um escrito do monge irlandês Adomnán, texto baseado em um relato do Bispo franco Arculfo de uma peregrinação que fez à Nazaré, que fala de uma igreja “onde antes estava a casa na qual o Senhor se nutriu em sua infância”.
O relato do monge Adomnán, intitulado ‘De Locis Sanctis’ (Dos Lugares Santos), descreve a casa como localizada entre dois túmulos e sob uma igreja. A casa analisada por Dark -que corresponde a estas características- é talhada em uma colina de pedra calcária, tem alguns quartos e uma escadaria. Sobrevive uma de suas portas, se conserva parte do solo calcário e se encontraram ali dentro vasos quebrados e artefatos também em rocha calcária. A pedra calcária era muito usada pelos judeus, que a consideravam relacionada com a pureza.
Dark, que trabalha com a Universidade de Reading, argumenta que a casa encontrada foi recoberta tanto por uma igreja da época bizantina, como por outra do século XII. Não é qualquer monumento que é assim protegido.
A casa fica ao lado do Convento das Irmãs de Nazaré, e ao outro lado da rua da igreja da Anunciação em Nazaré.
Tanto os túmulos laterais, como a casa foram decoradas com mosaicos do período bizantino, realçando não somente sua importância, mas abrindo a possibilidade de que fossem objeto de veneração.
Fonte: Gaudium Press