O perfeito modo de venerar aos Santos é imitar suas virtudes; porque tributar reverentes obséquios a estes escolhidos de Deus, gemer ao pé de seu respeitável altar, implorar sua proteção, querer mediante ela que se abram e derramem os tesouros da graça e beneficência de nosso Deus, é deixar-se ao mesmo tempo seduzir e arrastar do espírito do mundo, do amor ao prazer, da impiedade, é uma devoção falsa, uma danosa hipocrisia, uma ilusão do coração, um culto aparente, estéril e superficial.
A devoção aos Santos deve ser verdadeira, interior, ativa e permanente, é dizer, que imitemos seu amor a Deus, sua caridade com o próximo, sua penitência, sua humildade, sua fé, sua religião, sua justiça e seu zelo.
Tal é o modo de conseguir a Misericórdia do Senhor, a proteção de seus servos, a remissão das culpas e a santificação de nossas almas.
Postos de joelhos, diante de alguma imagem de Santa Rita, fazer o sinal da cruz e dizer o ato de contrição, se dará começo a novena:
Oração Inicial:
Senhor Deus onipotente e misericordioso, convertei-me para que me arrependa de meus pecados.
Tocai para que me levante e vá a ti e tenhas Misericórdia de mim.
Livrai-me Senhor, de todos os males presentes e futuros, concedei a paz espiritual e temporal.
Abençoai ao Papa, aos bispos e aos Sacerdotes para que guiem com acerto ao Povo de Deus, ilumina a todos os que têm em suas mãos os destinos de nossa Pátria, para que governem conforme aos princípios do Evangelho, dais um coração reto para que não se apartem do caminho de tua justiça.
Peço-te me concedas o remédio de minhas necessidades que agora te apresento…, e que ponho por intercessora a Santa Rita de Cassia, a quem invocarei nesta novena.
Dai-me, Senhor tua graça, para que um dia possa cantar tuas glorias no céu.Amém.
Pedido a Santa Rita de Cássia:
Bendita e advogada dos impossíveis, Santa Rita de Cássia, luminoso modelo de paciência, acoite dos demônios, refugio dos necessitados, e exemplo de vida cristã ; esposa muito amada de Cristo, coroada com um de seus sagrados espinhos, te rogo, se é para glória de Deus e bem de minha alma, que me obtenhas de Deus o que te peço nesta novena; sobre tudo me alcançai uma conversão total e que possa emendar-me de minha má vida pelos méritos de meu Senhor Jesus Cristo e os méritos de sua Santíssima Mãe. Amém.
Oitavo Dia
Palavra do Senhor:
Jesus te disse: ” Eu farei o que vocês peçam em meu nome, para que o pai seja glorificado no filho”.(João 19, 13)
Uns instantes de reflexão; e peçamos a graça que desejamos obter por intercessão de Santa Rita.
Preces:
– Para que ante as exigências da vida, mantenhamos a confiança em Deus e o esforço por demonstrar bondade, roguemos ao Senhor.
– Para que nenhum sofrimento, adversidade ou dor, nos aparte do amor de Deus, antes, ao contrario, nos ajude a assemelhar-nos mais a Cristo Redentor, roguemos ao Senhor.
– Para que ante a enfermidade, a perda dos seres queridos ou a proximidade da morte, reafirmemos a fé em Cristo e nos unamos aos sentimentos de sua paixão, com plena confiança na Ressurreição, roguemos ao Senhor.
Pai-Nosso
Oração Final:
Escuta, Senhor, nossa oração, perdoai meu pecados, para que tua Misericórdia se manifeste uma vez mais e assim possa receber teu perdão e tua paz.
Rogo-te, por intercessão de Santa Rita de Cássia, minha protetora e advogada, a quem concedeste o dom de amar-te e servir-te, me concedas o que te peço nesta novena…, e assim poder-te servir com renovado entusiasmo e desfrutar continuamente de teus benefícios.Amém.