A II Exposição Internacional de Presépios do Mundo encontra-se presente no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, com base no tema “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.
Os visitantes, além de conferirem de perto os mais variados presépios vindos de diversas partes do planeta, terão a oportunidade de ver as representações do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de vários países e estados brasileiros, confeccionadas com diversos materiais, bem como conhecer o presépio mecânico do mosteiro, considerado o grande destaque da mostra.
Artesanalmente construído, com seus moinhos de vento, cachoeira, fontes e residências, o presépio mecânico de aproximadamente 100 peças e cerca de quatro metros de extensão mostra o cotidiano de uma pequena cidade com todas as profissões de seus moradores.
Os monges beneditinos tiveram a preocupação pastoral de expor alguns dos presépios existentes na clausura do mosteiro, para que fossem apreciados por aqueles que visitam o local.
Além do presépio mecânico, o público poderá conhecer não só os tradicionais, mas também os mais diferentes, como um deles que é produzido totalmente com caixas de fósforo.
Já o mais importante presépio do mosteiro não estará presente na exposição, uma vez que trata-se de um “presépio centenário”, alemão e em estilo beuronense, exposto apenas com uma liturgia na véspera de Natal, 24 de dezembro.
Nesta mostra, colaboraram os Frades Franciscanos Menores do Convento São Francisco de Assis, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, detentores de uma coleção com cerca de 800 presépios, dos quais alguns são expostos de forma anual, ao longo da tradicional “Exposição Franciscana de Presépios”.
Fonte: Gaudium Press