Dia 27 de Novembro
Meditação para o Mês das Almas
“Creio na Vida Eterna”
São Felipe de Neri
Filipe de Neri era um sacerdote natural de Florença (Itália). Foi para Roma e aí começou a dedicar-se ao apostolado da juventude. Era muito simples e alegre, e grande amigo dos jovens.
Filipe, a um certo momento da vida, sentiu que estaria próximo o dia de partir deste mundo. Tinha então mais de 80 anos. De fato, em 1595 caiu gravemente doente. Escolheu então um sucessor para o governo da Congregação do Oratório, a obra por ele fundada. Os companheiros diziam-lhe:
– Padre Filipe, deite-se porque está muito cansado.
Ele respondia:
– Sim, como quiserdes, mas…
E, olhando para a cruz dizia:
– Senhor Jesus, tu aí cravado numa cruz e eu aqui numa cama, e todos a cuidarem de mim! Por que não fazes que eu me pareça mais contigo?
O bispo Carlos Borromeu administrou-Lhe os últimos sacramentos, que recebeu com uma grande lucidez e piedade. Com frequência dizia aos seus amigos que o visitavam:
– E necessário morrer! O grão de trigo tem de morrer para que nasça uma vida nova.
Foi num dia de Maio de 1595, dia da soleni¬dade do Corpo de Deus que Filipe de Neri partiu para receber do Senhor o prémio prometido aos servos bons e fiéis.
REFLEXÃO BÍBLICA
A promessa
As palavras do profeta Isaías podem servir para expressar humanamente a promessa de Deus para os que viverem conforme a sua vontade. Deus «destruirá a morte para sempre. Enxugará as lágrimas de todas as faces e preparará para todos um banquete de manjares suculentos».
As promessas de Deus cumprem-se sempre, pois as suas palavras são fiéis. Podemos pôr no Senhor toda a nossa confiança. (Is 25, 6-9)
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que,
com a vossa ressurreição e glorificação,
se cumpriram as promessas feitas
pelos antigos profetas.
Que os fiéis defuntos,
purificados de toda a impureza,
entrem na festa preparada para eles
por toda a eternidade.
Amen.
Dai-Lhes, Senhor, o eterno descanso,
Nos esplendores da luz perpétua.
Descansem em paz.
Amen.
Dias Anteriores