Esta frase que se ouve frequentemente mostra o desconhecimento do que é a Missa.
É verdade que podemos rezar em qualquer lugar, dentro ou fora de casa. A oração é o caminho para manter acesa a chama da fé. Quem não reza mais cedo ou mais tarde “perde a fé”. O motivo é simples: pela oração estamos unidos a Deus, quem nos deu a fé como dom gratuito (presente).
Mas a mesma Sagrada Escritura dá uma importância espe¬cial à oração em comum, por exemplo em Mt 18,19-20): “se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”(Mt 18,19-20). Estes «dois ou três» (claro que podem ser mais…), serão, por exemplo, um casal; o casal com os filhos, várias famílias juntas, etc.
Sobre esta afirmação o CIC ensina: «Podes rezar em tua casa; mas não podes aí rezar como na Igreja, onde muitos se reú¬nem; onde o “grito ” é lançado a Deus, como de um só coração. Na Igreja há qualquer coisa mais: a união dos espíritos, a harmonia das almas, o laço da caridade, as orações dos sacerdotes» (n. 2179).
E mais adiante, acrescenta: «A participação na celebração comum da Eucaristia dominical, é um testemunho de pertença e fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Os fiéis mostram deste modo a sua comunhão na fé e na caridade. Juntos, dão testemunho da santidade de Deus e da sua esperança na salvação e reconfortam–se mutuamente, sob a ação do Espírito Santo». (n. 2182).
De fato, a Eucaristia é uma oração em co¬mum, na qual se reúnem os irmãos na fé. A própria palavra «igreja» significa assembleia ou convocação da assembleia, e não o edifício material. Quer dizer pelo significado do nome indica o que é a Igreja: uma reunião de pessoas. A importância da participação na missa não esta simplesmente no fato de que alguém nos diga que ela é importante para a nossa vida, mas no desejo do próprio Jesus de estar conosco. E isso, fica claro nas Suas palavras na última ceia ao dizer, por exemplo, em Lc 22,19: “Fazei isto em memória de mim.”
A Eucaristia não é uma reunião qualquer, mas uma assembleia na qual se celebra festivamente a fé comum daqueles que nela participam. Por isso existem vários sinais de uma festa: dos sinos que convocam os fiéis, até às flores, as velas… Através da nossa participação testemunhamos que Jesus veio por amor de nós, nos chama a participar da Eucaristia, ouvir Sua Palavra e receber o Seu Corpo e Sangue, alimento da nossa fé e remédio para todas as nossas enfermidades. E isto nos faz lembrar as palavras de Nosso Senhor em Jo 15,4: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.”. Comungar na missa é justamente isso: permanecer em Cristo e com Cristo.
Pe Alberto Gambarini
Eu vou e participo da missa todos os finais de semana.Sinto a necessidade de me abastecer se santo remédio, além de louvar e tecer agradecimentos por tudo. A vida já não está fácil e sem este alimento dominical, fica mais difícil.
eu enviei um testemunho sobre a eucaristia diária em minha vida.Padre Alberto voce é uma benção para mim,continue orando por mim e suas cartas mensais me animam a continuar minha missão.Deus lhe abençoe,os anjos lhe protejam e salve Maria.