O Sínodo dos Bispos sobre a família no contexto da evangelização, convocado pelo Papa Francisco para o mês de outubro, é o tema do mais recente artigo escrito pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
“Mais uma vez, a Igreja mostra sua atenção especial para com a família, como tem feito muitas vezes no passado recente”, escreveu.
Dom Odilo iniciou seu texto fazendo uma indagação aos leitores: “a questão de fundo é a evangelização: como levar a Boa-Nova de Jesus Cristo e da Igreja às pessoas que vivem esses desafios?”
Para o purpurado, o tema posto pelo Santo Padre para a próxima assembleia extraordinária do Sínodo “é um convite à Igreja para se deixar questionar pelas situações reais e desafiadoras vividas pela família, e para se perguntar: como o anúncio e a missão da Igreja serão “boa-nova” nas mais diversas situações da família?”
“Os desafios enfrentados pela família em nossos tempos também são desafios sérios para a própria ação da Igreja. A Igreja valoriza muito a família e reconhece nela, além de um desígnio especial de Deus, também uma expressão de sua própria realidade: a família é ‘Igreja doméstica’, célula básica da comunidade humana e eclesial”, lembrou.
Ao tratar dos desafios os quais o Sínodo tem a responsabilidade de tratar, Dom Odilo ressaltou que a reunião tem por finalidades acolher e conhecer o desígnio de Deus sobre a família.
Além disso, explicou, há a questão do papel educador da família, onde nela se acrescenta o seu papel na transmissão da Fé e na vida da comunidade eclesial.
“A 3ª assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos terá uma vasta gama de questões a tratar: questões que desafiam a evangelização”, finalizou o Arcebispo.
Fonte: Gaudium Press