O Papa Francisco nomeou o Cardeal Arcebispo de Havana (Cuba), Dom Jaime Lucas Ortega y Alamino, como seu enviado especial à celebração do 350º aniversário da fundação da paróquia de Notre Dame de Québec, (Canadá) a “igreja-mãe da América do Norte”.Basílica Catedral Notre Dame de Quebéc.
O evento, que ocorrerá no próximo dia 15 de setembro, contará também com a presença do pároco de Notre Dame de Québec e reitor da basílica-catedral do mesmo nome, o Monsenhor Denis Belánger; e também do Padre Pierre Gingras, pároco das igrejas de São João Batista e Santo Domingo em Québec.
Fundada pelo Beato François de Montmorency-Laval, a Catedral de Québec foi a primeira da América de língua inglesa e a Basílica Catedral de Notre Dame de Quebec foi a primeira fundação canônica do continente e antecessora de todas as paróquias e catedrais da América do Norte.
No período de evangelização da região pelos missionários franceses, Quebec chegou a ser a maior Diocese do mundo. Dom Gérald Cyprien Lacroix é o atual Arcebispo de Québec, sucedendo o Cardeal Marc Ouellet, que foi chamado pelo Papa Emérito Bento XVI para assumir a Sagrada Congregação para os Bispos.
Fonte: Gaudium Press