Após ser deteriorado por raios no verão de 2014, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), passou por cinco meses de obras, que serão apresentadas ao público nesta sexta-feira (11). Cardeal Orani João Tempesta , arcebispo do Rio, presidirá cerimônia religiosa de bênção do monumento, às 8h00, no Morro do Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca.
A restauração aconteceu nos dedos polegar, indicador e médio da mão direita e em quatro pontos da cabeça. Tecelas de pedra-sabão danificadas também foram reformadas, assim como a manta catódica, que é de suma importância para a proteção da estrutura de aço do concreto-armado do monumento.
A grande novidade é que o Cristo Redentor, a partir de agora, está ainda mais protegido contra as intempéries climáticas: houve um aumento no Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), com a expansão dos sistemas de aterramento da Gaiola de Faraday, para uma melhor blindagem eletrostática, e com a ampliação dos captores de pára-raios, que ganharam nova altura na cabeça do Monumento e alcançam até os dedos indicadores do Cristo Redentor, e não mais apenas até os polegares.
“É uma alegria vermos o monumento completamente restaurado! E é maravilhoso termos conseguido ampliar seu sistema de proteção contra as descargas atmosféricas sem que nele houvesse qualquer alteração estética. Lindo, como sempre, e mais protegido, o Cristo Redentor está de braços abertos para acolher peregrinos do mundo todo”, destacou o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
O trabalho, de grande relevância técnica para a preservação do importante ponto turístico carioca e para a segurança dos visitantes, foi executado, com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pela Cone Engenharia, em parceria com a Pirelli, patrocinadora da obra.
Fonte: A12
Parabéns e obrigado. É uma obra para todos nós.