O serviço informativo vaticano deu a conhecer a preparação da primeira Jornada Mundial da Terceira Idade por parte do Pontifício Conselho para a Família, um encontro internacional no qual os anciões e avós poderão compartilhar com o Papa Francisco da mesma forma como o fazem os jovens nas célebres Jornadas Mundiais da Juventude. Esta festiva jornada ocorrerá no dia 28 de setembro na Praça de São Pedro (Cidade do Vaticano-Itália) e levará por lema “A bênção da longa vida”.
As pessoas de idade avançada “não são só objeto de atenção e cuidados, mas também sujeitos de uma nova perspectiva de vida”, afirmou na apresentação do encontro o Presidente do Pontifício Conselho, Dom Vincenzo Paglia. Esta visão apresenta um papel ativo dos anciões e avós na vida familiar e cultural e uma vocação especial para assumir sua missão na Igreja.
“Graças a Deus a expectativa de vida cresceu”, manifestou o prelado, “mas por outro lado, este dado não é levado juntamente a um enfoque pertinente nem na política, nem na economia, nem na cultura”, lamentou. “Portanto, temos que repensar a ancianidade e o compromisso dos anciãos no mundo e na Igreja. E também o da Igreja até eles”.
As informações detalhadas do evento, assim como suas instruções para inscrição, estarão disponíveis na página web do Pontifício Conselho para a Família a partir do dia 14 de julho. Da mesma forma, o Dicastério anunciou a habilitação de um correio eletrônico e uma linha de fax para atender os pedidos de informação referentes a nova jornada mundial.
Fonte: Gaudium Press