Meus queridos e minhas queridas, a solidão é um dos problemas causadores do sofrimento humano. É condição permanente a milhares de pessoas pelo mundo afora. Sentir solidão é tomar consciência de que nos falta um contato significativo com outras pessoas.
O estado solitário envolve um sentimento íntimo de vazio que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação, ansiedade e um desejo intenso de ser amado e ser necessário a alguém.
É comum em pessoas solitárias a sensação de “ser deixado de lado”, indesejadas ou rejeitadas, mesmo cercadas de muitas pessoas. Não é surpreendente a ideia de que as pessoas em estado de solidão se sintam inúteis e convictas de que não valem nada.
E ainda, não suportando a ideia de serem indesejados, muitos negam a sua solidão e correm para bares, grupos de encontros ou outros tipos de reuniões numa tentativa de escapar de sua condição.
Mas mesmo em lugares cheios, os solitários permanecem sós, sem ligações até mesmo com familiares, parecendo incapazes de construir relacionamentos significativos ou estarem satisfeito com as poucas relações que conseguem manter.
A solidão pode ter diversas causas: social, psicológica, espiritual ou pela situação ou problema momentâneo a qual todos estamos sujeitos. Mas como estar prevenido ou expulsar a solidão de nós?
Precisamos enxergar o que realmente importa além dos nossos recursos e confiar em Deus para nos satisfazer, para preencher o vazio existente em nossa alma. Na verdade, trata-se de desejar nada menos que o próprio Deus.
Quando buscamos verdadeiramente Deus, sentimos cada vez mais que há esperanças. A alma pode estar cansada, nosso íntimo cheio de conflitos que ninguém vê, mas temos esperança e cremos nas promessas feitas por Deus. Como lemos em Romanos (8, 14 -15): “pois todos os que são conduzidos pelo espírito de Deus são filhos de Deus, portanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoração pelo qual clamamos: Aba! Pai!”
Quando você se sentir solitário, procure a solução na palavra de Deus, clame o Espírito Santo e ore sem reclamar, participe da santa missa. Mais cedo ou mais tarde você verá que por trás de toda a dificuldade em suportar este estado de solidão em que você se encontra Deus age e revela a solução.
Não existe nada do entendimento humano que Deus não veja claramente e controle para o nosso bem, como lemos mais adiante em Romanos: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que ama a Deus”. Romanos (8, 28 a).
Precisamos ir em frente, confiando em nosso bondoso Deus que nos amou tanto que deu seu único Filho para nos salvar. Sendo todos nós filhos e filhas de Deus, temos a firme convicção de que por mais situações que encaremos na vida, Deus está sempre presente e disposto a nos conduzir pela mão. Basta que deixemos Ele tomar conta de nossas vidas.
O amor é a característica principal de Deus. Através do amor Deus tira de sua vida todas as possibilidades de haver solidão. Ele nos ama incondicionalmente e deseja ser amado porque somente num relacionamento de amor com Ele estaremos vivendo plenamente.
Que o amor de Deus revelado em Jesus Cristo seduza seu coração, alma, mente e vida, para que você seja, cada vez mais, de Deus!
Pe. Alberto Gambarini
Rezemos pela restauração das almas solitárias:
Senhor nós vos agradecemos por estar sempre conosco. Afasta qualquer indicio ou solidão efetiva que possa haver em nós. Traga o Vosso amor para nossas vidas e nos faça realizados e plenos, pois Tu és a nossa fortaleza, Amém.
Pe. Alberto,
Bela mensagem. Isso, sim, é auto-ajuda!
Abs,
Deus e a nossa Fortaleza. Amem.
Padre Alberto que mensagem linda, no dia a dia dou um testemunho que Deus é a nossa fortaleza, cuida de nos individualmente. Amém
LINDA MENSAGEM PÁRESE QUE FOI FEITA PARA MIM AMEM
Eu me sinto assim triste, sozinha. Quanto mais preciso das pessoas não tem ninguém ao meu lado.
o amor de deus é tudo que nos precizamos para prencher os vazios de nossas vida as vezes o inimigo tenta nos afastar desse amor e é nessa hora que precizamos ser ativo e dizer o cançaso não vai impedir de fazer minhas oração e nunca durma antes de rezar
Este artigo é bastante pertinente , principalmente nos dias de hoje. Pois sabemos que muitas vezes estamos rodeados de pessoas amigas, namorado, família, de repente bate uma triste, ansiedade, aflição. As vezes por estarmos tão frágeis terminamos nos sentido assim. Muitas vezes tentamos não demonstrar porque muitas pessoas não entende e terminamos passando para estas pessoas a noção de coitadinhos e isso é terrível. mas não podemos desistir pelo contrário devemos ergue a cabeça e lutar por um dia melhor.
Estava precisando ouvir esta verdade, obrigada Pe.Alberto, eu confio no Deus, EM jesus e Maria, eu estou com auto estima zero, tenho que vencer este desanimo.
Pe. Alberto Gambarini, o meu muito obrigada pela ajuda Espiritual que o Senhor nos concede todas as manhãs antes do trabalho.
O Senhor é uma benção em minha vida e na vida de muitos…..
Que Deus com a sua infinita misericórdia o proteja, o abençoe e ilumine sempre …sempre….sempre.
Estava precisando ler isto pois moro com meus pais e com minha irmâ mais velha e sou muito sozinho por causa do uso equivocado do rádio e da TV […]. É bom saber que na Palavra de Deus e na oraçâo temos um bom remédio além da participaçâo na Santa Missa que pode colocar por terra a influência do Espiritismo na minha casa .
Ótimo texto.
Obrigado. Me sinto sempre sozinho.
Tenho problema de depressão, e nem
sempre tenho animo pra continuar
dificilmente saio de casa…
Neste momento estou me sentido no chão,sem saber lida com as coisas quer está acontercedo na minha vida,preciso muito da Ajuda de Deus, e foi muito bom ler esta pagina, vou tentar seguir essas palavras, Padre me Ajuda! preciso muito do Senhor!.
Gostei do tema Solidão.
Muitas verdades ali contidas. Só DEUS é capaz de nos dar conforto nos momentos de solidão.
Texto feito para mim! Pe. Alberto sinto solidão, porque estou aposentada com sequelas de depressão, e meus familiares não acreditam que esta doença é limitante. Tenho consolo nas orações e fé na Providencia Divina. Não tenho vontade de sair. Sinto-me bem telefonando para meus irmãos, porém não têm sensibilidade para me acolher-me; sofro muito porque meus dois filhos também me rejeitam, alegando que sou preguiçosa,….. Peço suas orações. Deus o abençoe sempre.
Eu também tenho o problema da solidão.
Mas não adiante só procurar amigos para conversar. Primeiramente precisamos procurar o maior amigo que é Deus e depois os demais amigos.
Devemos nos ocupar antes de tudo com Deus e depois com trabalho e amigos.
Para todos aqueles que admiram e acompanham o Padre Alberto pela Tv,esse é o momento de nos unirmos para conseguirmos novos associados para o Programa Encontro com Cristo.Quem recebe mensalmente as cartas do Padre Alberto sabe que ele esta passando por um momento muito delicado financeiramente.Vamos retribuir de forma concreta
todas as oracoes,todas as palavras de vida,cura,salvacao que ele nos proporciona.Esse é o momento,ele conta conosco.