Os intrigantes significados cristãos da lua e de outros elementos celestes
Nuvens
As nuvens escurecem naturalmente o céu azul e o sol brilhante. Por essa razão, elas costumavam ser usadas para representar a nossa incapacidade de conhecer plenamente a Deus. As nuvens eram, muitas vezes, vistas como um véu que escondia o Deus onipotente. Na arte, Deus é retratado, frequentemente, como uma mão que sai de uma nuvem.
Há também uma história ligada a Elias e à Mãe Santíssima. Segundo a tradição, durante uma seca, Elias enviou um servo para olhar o mar e, depois da sétima vez, o servo viu uma nuvem chegar. As Carmelitas explicam que “essa nuvem foi reconhecida como Nossa Senhora, aquela que traz a chuva e o orvalho para nossas almas secas para poder produzir uma nova vida. É a aliança. Jesus é a aliança levada no ventre de Nossa Senhora, assim como a chuva é carregada pela nuvem e depois desaba sobre a terra”.
Estrelas
As estrelas aparecem em toda a Bíblia e geralmente se referem à orientação divina. Isso fica mais claro na Estrela de Belém que levou os magos ao Menino Jesus. As estrelas são mais frequentemente retratadas em torno da cabeça da Virgem Maria, que é apresentada, em Apocalipse, com uma “coroa de doze estrelas”. Maria também é conhecida como “Estrela do Mar”, em alusão aos que lutam neste mundo para chegarem ao porto do céu.
Sol
O sol é a representação de Cristo. Na Igreja primitiva, Ele foi frequentemente retratado como o “Sol Invictus” (Sol Invicto) da mitologia romana. Maria também aparece “vestida com o sol” no livro Apocalipse. Os cristãos geralmente oravam diante do Oriente, o lugar do sol nascente.
Lua
A lua é um símbolo de Maria, que reflete os raios de seu Filho. Ao mesmo tempo, a Virgem é descrita em Apocalipse com a “lua debaixo de seus pés”. O Papa Bento XVI explicou que: “Esta mulher tem, sob seus pés, a lua – símbolo da morte e da mortalidade”.
Este símbolo também é representado na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. A explicação é a seguinte: “A lua para mesoamericanos era o deus da noite. Ao ficar de pé sobre a lua, Nossa Senhora mostra que é mais poderosa do que o deus das trevas. No entanto, na iconografia cristã, a lua crescente sob os pés da Mãe é geralmente um símbolo de sua virgindade perpétua, e, em alguns casos, refere-se à Imaculada Conceição ou Assunção”.
Arco-íris
Esse fenômeno natural sempre foi associado à aliança feita com Noé. Após o dilúvio, Deus diz a Noé: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras: ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens, e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura” (Gênesis 9: 12-15).
Como consequência, o arco-íris também é tido como um símbolo da fidelidade e da misericórdia de Deus
Fonte: Aleteia