Papa tem 32 milhões de seguidores no twitter; diplomatas e membros da Igreja concordam sobre seu papel positivo na mídia digital
O Vaticano sediou nesta sexta-feira, 3, um workshop sobre twitter e diplomacia (“Twitter Diplomacy at the Holy See”). A presença do Papa Francisco na rede social foi elogiada e reconhecida por saber tocar a mente e o coração através de temas importantes para todos, crentes e não-crentes.
O Papa Francisco tem oferecido uma referência importante para os milhares de seguidores – 32 milhões só no Twitter, na sua conta @Pontifex, em mensagens divulgadas em nove línguas diferentes. Hoje mesmo o Pontífice lançou um tuite que diz: “O jejum não é somente privar-se do pão. É também dividir o pão com o faminto”.
A participação de Francisco como um líder “social” foi opinião unânime e compartilhada entre os participantes do workshop. Diplomatas e personalidades da Igreja concordaram sobre o papel positivo do Papa na mídia digital. O secretário de Comunicação da Santa Sé, Mons. Lucio Adrian Ruiz, afirmou que “onde está o homem, ali também está a Igreja, por isso o Papa está presente no Twitter e no Instagram”.
A embaixadora britânica na Santa Sé, Sally Axworthy, sublinhou que, como demonstra de modo eloquente o Papa Francisco, as redes sociais podem ajudar a alcançar um público muito grande e sobre temas de interesse comum. Segundo ela, a dimensão digital assume um papel sempre mais relevante inclusive às representações diplomáticas e que existem muitos pontos, inclusive sobre o Twitter, sobre os quais a Santa Sé e a diplomacia internacional podem colaborar.
Durante o encontro no Vaticano também foram compartilhadas experiências sobre essa mudança na maneira de comunicar, inclusive em nível institucional, depois que surgiu o Social Network.
No workshop estavam presentes o embaixador britânico na Áustria, Leigh Turner, o embaixador húngaro na Santa Sé, Eduard Habsburg, e o diretor do L’Osservatore Romano, o professor Giovanni Maria Vian. O evento foi promovido pela Embaixada Britânica na Santa Sé, em colaboração com o dicastério para a Comunicação.
Fonte: Notícias CN