Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, dos nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém
Oração à Jesus, Filho de Família
Senhor Jesus, onipotente Criador de todas as coisas, que com um aceno de vossa vontade soberana tirastes do nada todas as coisas que agora são; Deus poderosíssimo a quem obedecem todas as criaturas e cujas ordens cumprem elas com soberano acatamento, e que, todavia, por nosso amor quisestes ficar reduzido à mais humilde obediência a Maria, vossa Mãe Santíssima, e ao glorioso patriarca São José, cabeça da família onde Vós sois Filho; eis aqui esta família que Vos pertence, e que, humildemente prostrada a vossos pés, Vos suplica que lhe deis a graça necessária para levar com resignação os trabalhos e sofrimentos de família, luzes espirituais para que todos os membros dela conheçam e compram suas obrigações particulares, e a paz e união que fazem da família cristã uma ante-sala do céu.
Vós, Senhor, vivestes em família para ser nosso modelo e nosso amparo, sendo-o pois principalmente para esta família que, reunida, vem honrar vossa santa e feliz Família.
À Santíssima Virgem
Santíssima Mãe de Jesus, esposa do glorioso e felicíssimo José, como Vós pertencíeis à Sagrada Família e nela tínheis grandes obrigações a cumprir, também nós formamos uma família.
Ah, Senhora, que solicitude e cuidados tivestes na casa de Nazaré!
Quantas tristezas pela pobreza de vossa família e pelos sofrimentos que isso podia ocasionar a Jesus!
Que diligência no trabalho, e que zelo na educação do vosso adorado Jesus!
Pois conheceis tão bem as necessidades duma família, escutai as súplicas que vos dirige esta família que Vos pertence.
Ensinai-nos as virtudes que praticastes: socorrei e assisti a nossas mães para que sejam em nossas casas o que Vós éreis na casa de Nazaré, a fim de que, imitando elas vossas virtudes, façam também a felicidade de nossas casas, como fizestes Vós felizes as pessoas da Sagrada Família.
À São José
E Vós, glorioso Patriarca, que com tanta confusão vossa mandáveis ao Senhor e dono de todas as coisas, e com tanto zelo veláveis pela conservação de sua vida, e com tanta diligência e sacrifício trabalhastes para sustentar vossa casa, e para que nada faltasse aos que Vos eram tão caros, porque o mesmo Deus vo-los confiara.
Vós, pelo lugar que ocupastes nessa Santa Família, onde Vos obedeciam o mesmo Deus e sua Santíssima Mãe, conheceis perfeitamente as lágrimas amargas que derramam por nós nossos pais, as tribulações e escrúpulos pela educação de seus filhos, as tristezas que devoram pela pobreza e falta de recursos, e a solicitude pelo que poderá acontecer no decurso de sua vida.
Já que tão bem conheceis as necessidades de uma família, socorrei a nossa, que recorre a Vós nesta presente necessidade.
Ensinai a nossos pais a praticar a religião como a praticastes Vós; dai-lhes parte de vosso zelo na educação de seus filhos, e assisti-nos, quando tristes pelas necessidades espirituais ou temporais da família, vão perdendo a esperança cristã ou a santa resignação e paciência.
Fazei de nossos pais o que fostes Vós na casa de Nazaré, para que, imitando eles vossas virtudes, nos conduzam e à felicidade temporal e eterna.
Família de Deus
A Sagrada Família era, sem nenhuma dúvida, a verdadeira família de Deus, porque Deus pertencia a esta família.
Jesus era o filho nesta casa, e tanto se considerava ele como parte essencial desta família, que obedecia com toda pontualidade e servia à casa como o filho mais submisso.
O mesmo Eterno Pai e o Espírito Santo pertenciam a esta família, porque o glorioso esposo de Maria era propriamente o vice-gerente de Deus, com respeito a seu Filho, e o guarda de Maria, por ordem do Espírito Santo.
Também nossas famílias são de Deus.
Desde que se entrou à família pelo santo e canônico matrimônio, a família é de Deus; Deus mesmo, lançando sua bênção sobre esse casal cristão, tomou posse dessa casa, e tomou à sua responsabilidade amparar e defender essa família.
Nossas famílias são de Deus, porque todas as pessoas dela são cristãs pelo santo Batismo, e lhe pertencem pela criação, pela redenção e pela consagração especial que lhe fizemos quando entramos nesse santo estado.
E se isto é verdade, como certamente é, devemos procurar que realmente nossas famílias sejam de Deus.
Devem ser de Deus as pessoas da casa, trabalhando em evitar o pecado mortal.
Como poderia conservar-se Deus em nossas casas, se estivesse longe de nossos corações?
E que nos adiantariam os interesses materiais e as muitas riquezas, se nos faltasse Deus?
Que lhe custaria a Deus negar-nos a paz e o amor da família, que é o que faz a verdadeira felicidade da casa?
E como haveria essa paz e esse amor se as pessoas da casa estivessem em inimizade com Deus?
Considera, portanto, que é de sumo interesse que tua família pertença a Deus, para que Deus entre em tua família com a paz, com o amor e amizade verdadeira, com sua bênção nos filhos, na saúde e nos mesmos interesses; mas para isso não basta que as pessoas da casa sejam de Deus cada uma em particular, senão que a mesma família deve pertencer a Deus como família.
Deve conhecer-se nas orações em família, nos quadros e figuras da casa, nos costumes da casa, antes e depois das refeições, nas reuniões familiares, nas conversações e nos mesmos divertimentos.
Medita, pois, com atenção se tua família é realmente cristã, ou se pelo contrário não pode estar Deus satisfeito com ela.
E que seria de tua casa sem a bênção de Deus?
Para alcançar o remédio de todas as necessidades da família e a graça especial que nossa família deseja conseguir neste tríduo, rezaremos três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glória ao Pai à Sagrada Família de Nazaré.
Oração à Sagrada Família
Ao final de cada dia ó amantíssimo Jesus, que com vossas inefáveis virtudes e com os exemplos de vossa vida oculta, consagrastes a família que escolhestes para vossa!
Lançai um olhar de clemência sobre os moradores desta casa, que prostrados a vossos pés, vos pedem que lhes sejais propício.
Lembrai-vos que sois o dono desta casa, porque a Vós está exclusivamente entregue e consagrada.
Guardai-a com benignidade, apartai dela os perigos, socorrei-a nas necessidades, plantai nela as virtudes que floresceram na vossa casa de Nazaré, para que dedicada com fidelidade a vosso serviço e amor na vida, possa cantar no céu eternamente vossos louvores.
Ó Maria, Mãe dulcíssima, recorremos confiados a vosso socorro, na certeza de que vosso Unigênito acolherá nossas súplicas.
E Vós, gloriosíssimo São José, socorrei-nos com vosso poderoso patrocínio, e depositai nossas orações nas mãos de Maria, para que as apresente a Jesus Cristo.
Jesus, Maria e José, iluminai-nos, socorrei-nos, salvai-nos.
Todos os dias do Tríduo a Sagrada Família