O semanário católico mais popular na Polônia, Niedzela, que tem sua sede na cidade de Czestochowa, divulgou em seu site o resultado de uma pesquisa de opinião na qual perguntou aos seus leitores se eles achavam que São João Paulo II deveria ser elevado a Padroeiro da Polônia.
Segundo os resultados divulgados, 83% dos que responderam a pesquisa são à favor que João Paulo II se torne o novo Santo padroeiro do país. Apenas 12% se mostraram contrários e 5% se manifestaram indiferentes.
O semanário católico Niedzela permaneceu 28 anos sem circular, por ordem do regime comunista. Somente durante o pontificado do Papa João Paulo II é que ele voltou a ser impresso. Nesse período desempenhou uma grande serviço à sociedade local. Exemplo disso são as muitas entrevistas privadas que o Papa João Paulo II concedeu aos jornalistas de Niedzela.
No dia 1° de Outubro de 2003, o Santo Padre João Paulo II dirigiu uma saudação especial ao grupo de jornalistas de Niedziela presentes na audiência geral. “Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos poloneses. De modo especial saúdo a redação do semanário Niedziela. Agradeço-vos pelo serviço da palavra e confio os vossos criativos esforços à Rainha de Jasna Góra para que lhes alcance muitas graças e boas inspirações”, foram as palavras do Pontífice na ocasião.
Fonte: Gaudium Press