Francisco começa Tríduo Pascal com presos pela terceira vez no pontificado
O Papa Francisco vai presidir hoje a celebração de «lava-pés» com alguns presos na Casa de Reclusão de Paliano, na Quinta-feira Santa, na Província de Frosinone e Diocese de Palestrina, a sul de Roma.
De acordo com a informação divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a celebração e a visita do Papa é “estritamente privada”
A Rádio Vaticano informa que a Casa de Reclusão de Paliano está dividida tem três seções, por gênero, uma masculina e outra feminina, e ainda uma para doentes com tuberculose.
Com capacidade para 140 reclusos, a filosofia educativa é que empreguem o máximo do tempo em trabalhos de restauração, hortas e outras atividades produtivas, como é o caso da pizzaria da instituição.
Esta vai ser a terceira vez que Francisco celebra este rito com presos, depois da cerimônia na igreja do complexo prisional de Redibia, em 2015, em Roma, onde lavou os pés a 12 pessoas – seis homens e seis mulheres – e também a uma criança que estava no colo da mãe.
Dois anos antes, em 2013, o Papa foi ao Instituto Penal para Menores (IPM) de Casal del Marmo, nos subúrbios da capital italiana, onde lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas mulheres.
No último ano, o pontífice argentino lavou os pés a refugiados no centro de acolhimento de requerentes de asilo de Castelnuovo di Porto, a cerca de 30 quilômetros a norte do Vaticano, que recebe sobretudo jovens refugiados.
Em 2014 a cerimônia de Quinta-feira Santa foi no Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, na periferia de Roma.
A Igreja Católica começa a celebrar o Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor, na qual se repete o gesto do ‘lava-pés’, este ano a 13 de abril, e que o pontífice argentino introduziu mudanças em 2016 que permitem a participação de mulheres.
Fonte: Agência Ecclesia