Trata-se da segunda operação a que o Papa de 84 anos se submete desde que foi eleito ao pontificado em 2013
O Papa Francisco está internado no mesmo quarto do Hospital Policlínico Gemelli em que ficou São João Paulo II quando foi baleado em plena Praça de São Pedro no dia 13 de maio de 1981.
O Papa polonês, depois desse dramático episódio, ainda foi internado tantas vezes na mesma clínica ao longo do seu pontificado que acabou por chamá-la, bem humorado, de “terceiro Vaticano”. O primeiro era o próprio Vaticano e o segundo era a residência de verão de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma.
Conforme reportado pela Catholic News Agency (CNA), o quarto em questão pode ser identificado pelos transeuntes por causa das cinco janelas com persianas brancas. Ele fica no 10º andar do hospital, numa ala reservada aos pontífices.
Francisco está se recuperando de uma cirurgia realizada neste domingo, 4 de julho, para remoção parcial do cólon. Segundo o jornal Il Messaggero, complicações obrigaram os médicos a optarem por uma operação mais invasiva do que a laparoscopia que haviam planejado inicialmente. A cirurgia durou cerca de três horas.
Trata-se da segunda operação a que o Papa de 84 anos se submete desde que foi eleito ao pontificado em 2013. A primeira foi de catarata, em 2019.
Papa Francisco está internado
Nesta terça, 6 de julho, a Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou que Francisco passou bem a noite, tomou café-da-manhã, leu jornais e se levantou para caminhar. Ainda segundo o porta-voz Matteo Bruni, os exames de acompanhamento do Papa têm apresentado bons resultados.
Bruni acrescentou que a previsão é de que Francisco fique sete dias em recuperação no hospital.
Para as próximas semanas, o único evento público do Papa Francisco que está programado é a tradicional alocução do Ângelus aos domingos. As audiências gerais das quartas-feiras ficarão suspensas o restante do mês de julho, como já aconteceria habitualmente devido ao período de férias no Hemisfério Norte.
Fonte: Aleteia