Com uma votação unânime, a Congregação para as Causas dos Santos reconheceu as virtudes heroicas de João Paulo I e agora só estaria esperando que o Papa Francisco aprove o decreto que o declara venerável, o que poderia ocorrer na próxima quinta-feira.
Assim informou na última terça-feira ‘Avvenire’, o jornal da Conferência Episcopal Italiana. “A sessão dos cardeais e bispos votou unanimemente a favor do reconhecimento das virtudes heroicas de João Paulo I. Espera-se que o Papa aprove o decreto na quinta-feira”, assinalou.
O jornal recordou que, no dia 1º de junho, a comissão de teólogos também votou de forma unânime a favor da causa do “Papa do sorriso”.
“Deste modo, é concluída a fase romana da causa de canonização de Albino Luciani, aberta em março de 2008”, indicou. A Positio, um documento que recolhe as provas que demonstram o heroísmo das virtudes e a fama de santidade, está composta por cinco volumes de 3.600 páginas.
“Com o decreto aprovado pelo Papa, cuja publicação está agendada para esta quinta-feira, é encerrado o processo final para a proclamação das virtudes, que reconhece o Papa João Paulo I como venerável. Para a sua beatificação, espera-se agora o reconhecimento de um milagre atribuído a sua intercessão”, assinaloua ‘Avvenire’.
Albino Luciani nasceu em 17 de outubro de 1912. Foi o 263º Pontífice da história, eleito em 26 de agosto de 1978.
Faleceu 33 dias depois, em 28 de setembro, seu pontificado foi um dos mais breves da história.
Além disso, foi o primeiro Pontífice nascido no século XX e o último Papa italiano até hoje.
Fonte: ACI Digital.