Começou a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e junto com ela a correria nos bastidores para que tudo esteja certo neste grande evento que tem expectativa de atrair um público de 2,5 milhões de pessoas.
Mais dos que mochilas e câmeras fotográficas os milhares de jovens peregrinos esperados de braços abertos pelo Cristo Redendor terão também na bagagem a esperança de fazer valer o lema escolhido para o encontro “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
O encontro que está na 28ª edição é considerado o maior evento mundial direcionado aos jovens e acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença e agenda já confirmada do Papa Francisco, em sua primeira viagem oficial como pontífice.
A agenda do Papa Francisco está cheia de atividades em seus sete dias de peregrinação no Brasil. O Papa e toda a sua comitiva ficarão hospedados no Centro de Estudos do Sumaré, um lugar reservado e longe dos grandes movimentos da cidade. Atos oficiais e os Atos Centrais da jornada são algumas das muitas atividades do sumo pontífice, que também visitará uma favela.
Fora do Rio de Janeiro à única atividade prevista até o momento é uma visita rápida ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de Julho, quando o Papa visitará a imagem da Padroeira do Brasil e celebrará uma missa às 10 horas da manhã, voltando logo após o almoço de helicóptero para o Rio de Janeiro. A confirmação desta visita já mobiliza a cidade de Aparecida que espera a visita de 300 mil romeiros para este dia.
A menos de dois meses do evento quase tudo está preparado e os números surpreendem, já passam de 215 mil os peregrinos oficialmente inscritos dos cinco continentes e são mais de 60 mil voluntários que segundo o Padre Ramon Nascimento, Diretor Executivo do Setor de Voluntariado, “exercerá um papel fundamental nos aspectos logísticos do evento”.
A Jornada Mundial da Juventude tem movimentado diversos setores econômicos e culturais. São mais de seis mil restaurantes credenciados, 600 mil selos comemorativos, mais de um milhão de leitos oferecidos e milhares de kits de café da manhã. Ginásios e escolas também estão sendo preparados para servir de dormitório. Os números nas redes sociais oficiais também são significativos, mais de 57 mil seguidores no Twitter e 844 mil curtidas na página do Facebook.
A prefeitura do Rio de Janeiro já anunciou que vai adotar o mesmo esquema do réveillon para receber o Papa e todos os peregrinos da jornada nos dias 25 e 26 na orla de Copacabana. Bairros serão fechados para a circulação de veículos e as vias da orla serão reservadas exclusivamente para pedestres.
Além disto, são esperados 25 mil ônibus fretados com peregrinos que terão bolsões de estacionamento em três pontos da Zona Oeste da cidade, a prefeitura garante a circulação de nove mil ônibus, além de um regime especial. Os peregrinos poderão utilizar ainda as linhas de metrô e trem.
Toda a cidade do Rio de Janeiro está sendo mobilizada para este evento que tem previsão de ser um dos maiores em público. Segundo a assessoria do evento, o maior público já registrado foi em 1995, em Manila nas Filipinas, com cinco milhões de peregrinos. Somente na baixada mais de 80 mil peregrinos estarão hospedados, na prática as dioceses funcionarão como subsedes do evento e preparam atividades de acolhida para quem vier de qualquer parte do mundo.
Serão dias intensos para o Papa e para os peregrinos. Milene Aparecida Rodrigues estudante de 21 anos sairá de Recife e já tem lugar certo para se hospedar, ficará na casa de uma família nos arredores da diocese de Duque de Caxias. “Estou muito ansiosa, cheia de expectativa, é a minha primeira jornada e pretendo participar do maior número de atividades possíveis”, diz.
A programação é realmente extensa, além dos Atos Centrais, os que contam com a participação do Papa, existem os Atos Especiais, Catequeses, Feira vocacional, Atos Culturais e Festival da Juventude. Alguns pontos turísticos da cidade também estarão com horários especiais de funcionamento.
Os símbolos da jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, também fizeram história com seus números. Eles já percorreram milhares de quilômetros pelo Brasil, de Norte a Sul desde 18 de Setembro de 2011 quando chegaram a Arquidiocese de São Paulo vindo de Roma. Foram mais de 250 dioceses visitadas, estando atualmente viajando pelo estado sede do evento.
Falta pouco, mas ainda é possível se inscrever. Maiores informações na página oficial do evento: www.rio2013.com
Andrea Rodrigues para Revista Vida e Missão, uma publicação da Diocese de Campo Limpo.