Esperança em Deus

esperançaTodos os dias recebo cartas falando das mais diferentes dificuldades diante da vida. Tenho observado que cresce o número daqueles que afirmam já não ter mais esperança. Em uma das cartas estava escrito algo dramático: “Estou perdendo a esperança diante da vida. Tenho rezado, e quando mais rezo os meus problemas aumentam. A minha vida pessoal vai mal, a doença e o vício tem abalado a minha família. Será que Deus está me castigando por alguma coisa que eu tenha feito de errado?”

Qual a resposta para alguém nesta situação dramática? Uma das primeiras coisas é entender que a esperança é a certeza de que Deus é bom, e nunca nos abandona, sejam quais forem as dificuldades.

O problema está em não entender que ter esperança em Deus significa também estarmos prontos para aceitar que Deus modifique nossas esperanças. Quantas vezes dizemos ter perdido a esperança porque o que desejávamos não aconteceu.

Quando temos esperança em Deus sabemos que Ele jamais nos decepciona. Nem tudo o que desejamos é bom, e por isso, Deus como bom Pai nos dá algo diferente. As vezes certos problemas se transformam no meio para encontrar e permanecer em Deus. A verdadeira esperança surge quando vivemos as palavras do Sl 130,3: “Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre.”

Lembrar de Deus e estar com Ele como um filho está com o pai, é o caminho para experimentar a segurança diante das dificuldades. Quem reconhece a bondade de Deus, também descobre que a esperança não significa sempre uma solução imediata dos problemas. E ao mesmo tempo também crê que acontecerá. Não fique triste e também não desanime se nem sempre você reagir com esta esperança em Deus. O importante é perceber que com determinação e confiança em Deus existe esperança para tudo.

Tenha sempre presente a esperança é muito mais do que desejo atendido por Deus. É muito mais, porque se trata da dependência a Deus que nos ama e deseja a nossa felicidade.

Padre Alberto Gambarini

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *