31 Jan 2015
São João bosco, presbitero (+1888)
Imagem do santo do dia

É o santo da juventude. O Santo dos operários, o santo da alegria, o santo de Maria Auxiliadora e o santo de muitas coisas mais. No verão de 1815 nascia em Becchi-Piamonte (Itália) de pais humildes mas muito bons cristãos. Desde muito criança teve de trabalhar duramente ao lado da sua santa mãe, a mamã Margarida, para ganhar o sustento da casa.

Da sua santa mãe recebeu uma profunda educação cristã e um grande amor à Virgem Maria juntamente com um grande respeito pelos sacerdotes. Ambas as coisas ficaram profundamente impressas na sua alma. Desde criança demonstrou possuir qualidades nada comuns em todos os sentidos: era simpático, perspicaz, inteligente, trabalhador e muito empenhado com tudo o que se comprometia. Desde criança e depois como jovem, mas sobretudo como sacerdote, trabalhará tanto que parece quase impossível que só em 72 anos de vida pudesse realizar tantas e tão importantes obras.

Alguém disse que trabalhou só mais que dez homens de grandes qualidades juntos. Quando chegava a Castelnuevo, Asti ou Murialdo algum palhaço para atrair os pequenos e os grandes durante o tempo da Missa ou do Rosário, apresentava-se e dizia: "Eu faço isto sem vos fazer pagar, tão bem ou melhor que ele, mas com uma condição: que venhais depois todos comigo à igreja"... Fazia-o e arrastava os espectadores a tomar parte em tudo o que se passava no templo.

Assim, ia enchendo a igreja de fiéis ao mesmo tempo que tirava da povoação pessoas pouco recomendáveis... Já dissemos que mamã Margarida admirava os sacerdotes. João Bosco via-os demasiado arrogantes e distantes do povo, principalmente das crianças, e dizia: "Se chegar a ser sacerdote, como espero, jogarei com as crianças porque lhes quero bem, fá-Ias-ei cantar e com alegria a todos quererei salvar. Quando vestiu o hábito clerical admoestou-o aquela santa mulher, que foi a sua mãe: "Podes imaginar, meu filho, a grande alegria que inunda o meu coração, mas por favor, não desonres nunca esse hábito. Seria melhor que o abandonasses.

Quando vieste ao mundo consagrei-te inteiramente à Virgem Maria; quando começaste os estudos recomendei-te com terna devoção a ela; agora peço-te que sejas todo dela... Se chegares a ser sacerdote, recomenda e propa¬ga sempre a sua devoção... Tinha muitos sonhos e todos eles muito "formosos que se cumpriam". Ordenou-se sacerdote em 1841 e desde então não descansou até dar hospedagem e digna educação a muitos meninos que via abandonados pelas ruas.

A reza de uma Ave-Maria fez o milagre e foi o primeiro elo desta maravilhosa cadeia dos seus oratórios. Centenas, milhares de meninos abandonados encontram calor, educação, comida, roupa, alojamento, carinho como se fosse na sua própria casa. Mamã Margarida e o seu filho esforçavam-se por ajudar aqueles rapazes que no dia de amanhã seriam bons pais cristãos.

Eram principalmente duas as armas de que se servia D. Bosco para os formar: a eucaristia e a penitência. Estes dois sacramentos operavam maravilhas naqueles jovens... Alguns até pensaram que ele não devia estar bom da cabeça devido àqueles "sonhos" que lhe enchiam o coração e a mente a favor dos abandonados... Operava milagres, mas sempre era Ela, a VIRGEM AUXILIADORA, quem os fazia, segundo ele. "Não fui eu, foi a Virgem Auxiliadora que te salvou ... "Cada ladrilho desta igreja - referia-se à grande Basílica que em sua honra começou a construir em 1863 - é uma graça da Virgem Maria"... Para continuar a sua OBRA em 1857 fundou os Salesianos e, pouco depois, as Filhas de Maria Auxiliadora. Eles continuam a manter vivo o seu espírito.

Antes de chegar a sua preciosa morte, a 31 de Janeiro de 1888, verá a sua obra difundida por várias nações do mundo.., e que hoje é um dos maiores Institutos da Igreja no mundo.

Oração a São João Bosco

Oh! Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivasteis as múltiplas formas de ação católica que hoje florecem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento.

Redobrai em todos os corações a devoção a Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrecentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solicito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

Fazei que em cada uma das nações se fomente e inicie a guerra contra a blasfêmia e o mal falar e contra a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam ao fim de suas vidas recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

Pai-Nosso, Deus te salve e Glória…

São João Bosco, rogai por nós.