30 Set 2016
São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja (+420)
Imagem do santo do dia

Cada santo é único e irrepetível. Cada santo tem o seu carisma particular. Cada santo tem para nós uma mensagem especial. A de São Jerônimo é o amor entranhado à Palavra de Deus. A oração coleta da sua testa tala-nos da sua «estima terna e viva pela Sagrada Escritura», e nela se pede para o povo cristão esse mesmo amor que é fonte da verdadeira vida.

São Jerônimo, o Doutor máximo na exposição da Escritura, o varão trilingue (latim, grego e hebraico), nasceu em Estridão, D almácia, por volta de 333. Aos 15 anos chegou a Roma. Atraía-o a Roma pagã onde mergulhou no estudo dos escritores clássicos. Mas o que o fascina é sobretudo a Roma Cristã. Visita as catacumbas que despertam nele admiração pelos heróis cristãos. Em 363 é batizado pelo Papa Libério.

Sente um forte chamamento do Oriente. Parte para a Síria e estabelece-se no deserto de Cálcis, semeado de monges estilitas e anacoretas. Desaparecidas as perseguições com a paz de Constantino, acorriam ao deserto estes novos mártires, testemunhas da radicalidade do Evangelho.

Em Cálcis passou cinco anos, entregue à oração, ao jejum, ao estudo do hebraico e a uma rigorosa penitência, numa luta perene com a carne. «Eu não tinha por companheiros mais do que os escorpiões e as feras; via-me com frequência entre as danças das jovens de Roma... então não cessava de bater no meu peito até conseguir domar a carne rebelde».

Assim o pintam Ribera, El Greco, e Van Dyck: seminu, com uma caveira na mão, com a Bíblia e o Crucifixo, junto de um leão ou com uma pedra batendo no peito. A sua penitência é estremecedora: «Senhor São Jerônimo, soltai essa pedra com que vos feris; e atirai-me com ela!» (Machado).

Em Antioquia é ordenado sacerdote e aperfeiçoa-se no grego. Passa por Constantinopla e entra em contacto com os Gregórios Niceno e Nazianzeno. O Papa São Dâmaso chama-o a Roma para o assistir num Sínodo. Encarrega-o da obra máxima da sua vida: a versão da Bíblia para latim, que, com o nome de Vulgata, será o texto oficial da Igreja. Escreve livros cheios de unção e erudição, como a vida de Paulo, o Ermita e a Carta sobre a virgindade... Escreve muitas cartas cheias de fogo a Santo Agostinho, a Nepociano e a tantos outros.

Dirigiu o Cenáculo do Aventino, onde se reuniam as damas da aristocracia romana. A santidade e a doutrina .deste grande doutor espiritual encaminhou-as pelas sendas da perfeição.

Foi muito caluniado e retirou-se de Roma para sempre. Dirigiu-se para a Terra Santa onde fundou e dirigiu muitos cenóbios. Estabeleceu-se junto da gruta do Nascimento em Belém. Ali continua os seus estudos e comentários bíblicos. Dali continua combatendo pela verdade e iluminando as consciências com os seus escritos e com as suas cartas aos cenóbios por ele fundados.

Ali, onde nasceu Jesus, quis Jerônimo morrer. Junto da Gruta de Jesus, ainda hoje se visita com emoção a gruta de São Jerônimo, onde ele rezou e trabalhou, quase até aos noventa anos. E ao lado, o sepulcro das suas filhas espirituais, Santa Paula e sua filha Santa Eustáquia, que o acompanharam de Roma. As relíquias de São Jerônimo foram mais tarde trasladadas para Roma, para Santa Maria Maior.

São Jerônimo foi um lutador, de gênio forte e indomável, de aço temperado, forjado na luta contra os demônios e contra os inimigos da fé. Nos momentos mais críticos da sua vida, este homem de grandeza ciclópica dava graças a Deus «por tê-lo julgado digno de que o mundo o odiasse».

Oração a São Jerônimo

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes a vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.

São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, rogai por nós.