30 Out 2014
São Pedro Nolasco, presbítero e fundador (+1258)
Imagem do santo do dia

Tempos difíceis os séculos XII e XIII que são os que encherão a vida do nosso protagonista. Os senhores feudais, as corporações, as guerras de religião.., era o que tinha valor nesse tempo. Também abundaram os "caminheiros de Deus" que estavam dispostos a jogar tudo para seguir a Jesus Cristo. Um destes foi Pedro Nolasco.

Não estão muito de acordo os historiadores para assinalar com precisão o lugar do nascimento de Pedro Nolasco. Parece que foi numa aldeiazita perto de Barcelona pelo ano de 1180. Duas virtudes se vislumbram na sua alma desde que tem o uso da razão: a caridade e a humildade. Alegrava-se em dar aos pobres tudo quanto tinha na mão. Sentia-se feliz por fazer ditosos os outros embora ele ficasse sem nada. Dizem os cronistas da época que entendia muito de negócios. Parece que sulcou o Mediterrâneo e que chegou a vários portos em busca de mercadorias que depois trocava por outras. Durante estas viagens presenciou muita miséria e, sobretudo, muitos cativos. Isto começava a dilacerar-lhe o coração. Entretanto, seguia a sua vida normal, passando longas horas a pensar nas tristes cenas que tinha presenciado.

O Senhor chama quando quer e a quem quer. Isto tê-lo no Antigo e Novo Testamento.

O Senhor queria que no século XIII nascesse uma Ordem religiosa com umas características especiais: remir os cativos que tanto abundavam por causa das contínuas lutas de religião. Muitos inocentes eram feitos reféns e se não havia ouro para os resgatar, eram tratados barbaramente como escravos durante toda a sua vida. Isto destruía a liberdade do homem para a qual ele foi criado. Pedro pensa seriamente neste problema e pede ao Senhor e à Virgem Maria que o iluminem para ver o que pode fazer.

A amizade tê-lo tratar de perto com dois grandes homens que serão juntamente com ele as pedras angulares deste edifício da nova Ordem que o Senhor queria instituir na sua Igreja: a Ordem da Redenção dos Cativos ou das Mercês. São Pedro era fervoroso devoto da Virgem Maria. Recorria a Ela em todas as necessidades. Um dia, foi a 2 de Agosto de 1218, apareceu-lhe a Virgem Maria vestida de branco e com um escudo no peito que lhe disse: "Esta é a vontade do meu santíssimo Filho e a minha de que fundes no mundo uma ORDEM DA VIRGEM MARIA DA MERCÊ DA REDENÇÃO DE CATIVOS. O hábito será branco em honra da minha pureza, no peito terá uma cruz vermelha em recordação do meu Filho e o escudo do Rei a que serves".

Naquela mesma noite apareceu também a Virgem das Mercês a São Raimundo de Penhaforte, que será um grande jurista e legislador, e ao rei D. Jaime 1, o Conquistador, com a mesma mensagem e mandato. Em 10 de Agosto era fundada a Ordem. Pedro teme que ela não possa ir avante. E ouve uma voz que lhe diz enquanto está em êxtase: "Não temas nada nem ninguém, pequeno rebanho".

O Papa Gregório IX, no dia 17 de Janeiro de 1235, aprova a Ordem. Pedro é uma alma de oração e penitência extraordinárias. Ele quer cravar-se na cruz como Jesus Cristo. Conhece a fundo que o mais essencial de Cristo é a "sua misericórdia" e é isto o que ele quer imitar. Há que chegar ao heroísmo de entregar-se para resgatar os cativos. É o "voto de redenção" que juntará aos três tradicionais da vida religiosa. Pedro ama a Virgem com toda a alma. A ela oferece e entrega a sua Ordem. E um batalhador que morre por Cristo e pelos seus irmãos.

Oração do dia: São Pedro Nolasco

Ó Deus, nosso Pai, São Pedro Nolasco procurou viver o Evangelho e permaneceu atento às necessidades de seu tempo. Ensina-me, hoje, a estar alerta para assumir, na minha vida, a tarefa que me confiais neste mundo. Amém.