29 Ago 2014
Martírio de São João Batista
Imagem do santo do dia

João Batista foi chamado a uma provada e difícil vida. O seu nascimento foi milagroso. O Senhor retirou-o do que enche ordinariamente a existência humana, e enviou-o para a solidão. Vive no deserto, na maior das austeridades, alimentando-se de gafanhotos e de mel silvestre. Vive dependente da vontade divina. Vai ser o Precursor do Redentor.

É o último dos profetas e o maior de todos eles. João, por sua parte, afirma, referindo-se a Jesus: convém que Ele cresça e que eu diminua. Eu nãosou digno de lhe desatar a correia das sandálias. Mas Jesus dirá dele: É mais do que um profeta. Entre os nascidos de mulher não há nenhum maior do que João Baptista. Efetivamente, os profetas disseram: vai chegar o Messias. Mas João diz sem rodeios: eis o Cordeiro de Deus.

É difícil o destino dos profetas. Ser profeta, diz Guardini, significa dizer a seu tempo e contra o seu tempo, o que Deus manda dizer.

- Não te é lícito ter como esposa a Herodíades, a mulher do teu irmão, grita João a Herodes Antipas. E João paga-o com o cárcere em Maqueronte.

Um dia, João manda mensageiros a Jesus para lhe perguntar: -«És tu o que está para vir, ou havemos de esperar por outro? - Jesus responde: «Ide e contai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam os leprosos são curados, os surdos ouvem os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados». São palavras tiradas de Isaías. E João sabe o que significam. Jesus acrescentou: «E feliz o que não se escandalizar comigo».

É costume dizer-se que João Batista mandou perguntar, por causa dos seus discípulos, para que Jesus confirmasse o que ele já lhes tinha explicado. Mas poderia ser que João o perguntasse por si mesmo. Na realidade, a vida dos profetas está exposta a toda a espécie de tormentas do espírito.

Não há descrição mais veemente e comovedora do destino e ser de todo o profeta do que a dos capítulos 17-19 do primeiro livro dos Reis, onde se descrevem as desgraças e revezes do profeta Elias, até cair no desespero, debaixo de um arbusto, em total desamparo, pedindo a morte. O mesmo se vê em Ezequiel, Jeremias e em outros profetas.

Por isso podemos imaginar que João mandou interrogar Jesus, por sua própria conta, naquelas horas de terrível abandono. Sente que a morte o ameaça, dependendo do capricho de Herodíades. Não seriam estes os momentos mais sombrios da sua vida? É Ele verdadeiramente o Messias, cujo precursor eu sou pode pensar João -que me impõe esta provação?

Neste caso, as palavras de Jesus, «ditoso o que não se escandalizar comigo» , seriam ditas para confortar João, animando-o a aceitar o supremo sacrifício. Os discípulos não entenderiam a mensagem que leva à escuridão do cárcere. Mas João Batista compreendeu-a

O seu destino vai cumprir-se bem depressa. Herodíades deseja vê-lo desaparecer. Quando sua filha Salomé cativar os convidados com as suas danças num banquete, o rei promete-lhe cumprir toda a espécie de desejos que lhe apresentar. Salomé vai perguntar à mãe e Herodíades diz-lhe para pedir a cabeça de João Batista numa bandeja. O rei estremece perante a enormidade de tal crime, mas é fraco e cede. Os carrascos cumprem a sua missão. Mas como é possível, Senhor, que os teus discípulos estejam à mercê dos ímpios? O mistério da Cruz de Jesus está já presente neste martírio. O seu sangue não será inútil.A cabeça de João Batista prega melhor na bandeja do que nos ombros».

Oração a São João Batista

São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo".

São João, pregador da penitência, rogai por nós.

São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós.