29 Jul 2014
Santa Marta (Séc I)
Imagem do santo do dia

Santa Marta, a irmã de Maria e de Lázaro, é uma figura muito simpática. Viviam os três em Betânia e os três eram muito amigos de Jesus. Era uma resposta ao seu amor, pois «Jesus amava Maria, Marta e Lázaro».

Betânia! Betânia é sinônimo de amizade, hospitalidade e delicadeza. Aqui passava Jesus horas de descanso e de intimidade. Aqui encontrava Jesus um amigo, umas mãos que o serviam com carinho e uns ouvidos dóceis e amorosamente acolhedores. No fim do dia, quando terminavam as duras jornadas de Jerusalém, Betânia era para Jesus, o lugar preferido de descanso do seu coração.

Marta e Maria protagonizam em Betânia três admiráveis encontros com Jesus. «Chegou Jesus a Betânia e Marta recebeu-O em sua casa». Marta parece a irmã mais velha, a dona da casa. Recebeu Jesus com alegria. Tinha de O tratar como Ele merecia. Tudo era pouco para obsequiar um Hóspede tão querido. Estava um pouco nervosa. Marta é delicada, solícita e ativa.

Marta queixa-se a Jesus de que Maria, para O escutar melhor, a deixe sozinha no serviço. Jesus responde-lhe que não se preocupe, que não se impaciente, porque o principal é a amizade, estar juntos; pois não são precisas muitas coisas. E Jesus faz o elogio da atitude de Maria.

É o «Nada te perturbe, só Deus Basta» de Santa Teresa. Mas a Santa diz também: Se Marta tivesse tomado a atitude de Maria, quem teria servido o divino Hóspede? Podemos pensar que se Maria se tivesse queixado da agitação de Marta, talvez Jesus lhe tivesse dito que alguém tinha que se preocupar com o que fazia Marta com tanto esmero e carinho, e era precisamente o que lhe permitia a ela estar sentada.

O segundo episódio sucede quando da morte de Lázaro. As irmãs avisam Jesus que Lázaro, o seu amigo, está doente. Quando Jesus chega, Lázaro já tinha morrido. Marta, mal ouviu dizer que Jesus estava a chegar, saiu-Lhe ao encontro. Maria, de momento, ficou sentada em casa: Maria a adoradora. Marta disse-lhe que Je¬sus a chamava e então levantou-se e foi ter com Ele.

Outra vez Marta, a ativa e solícita. Mas aqui já não é só a mulher entendida em coisas de cozinha e de serviço. Agora Marta mantém com Jesus um diálogo elevado. Aprendeu a lição, já não está nervosa. Lázaro ressuscitará, diz-lhe Jesus. Sim, já sei que ressuscitará no último dia, diz Marta.

Então Jesus consola-a, talvez com a afirmação mais original que Lhe saiu da boca: «Eu sou a ressurreição e vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá». Não há epitáfio melhor para sepulcro de um cristão - assim o fizemos nós, os redatores deste santoral para o de nossos pais em vez de tantas frases lacrimosas e vazias.

O terceiro episódio foi seis dias antes da Páscoa. Simão, o Leproso, dava um banquete em honra de Jesus, e estavam convidados os seus amigos. Marta servia, Lázaro estava à mesa, e Maria com nardo autêntico ungiu os pés de Jesus. Marta e Maria. Novamente cada uma no seu papel. A cozinheira e a perfumista, diz airosamente São Francisco de Sales.

Qual é mais importante: a vida ativa ou a contemplativa? São Tomás inclina-se pela vida mista, que unifica as duas. Contemplativos na ação, «odeserto na cidade», como escreve Carretto.

Diz Dâmaso Alonso: O cata-vento, a cigarra... Mas o moinho, a formiga... Mói o pão, moinho, mói. Rodopia, cata-vento, poesia... O que Marta trabalhava, Maria o sonhava. Deus, não é verdade, Deus não soube, qual delas preferiria. Porque Ele era só o vento, que move e passa e não olha....

Oração a Santa Marta

Santa Marta, santa minha, acolhe-me a vossa proteção, pois entrego-me ao vosso amparo, e em prova de meu afeto por Vós, ofereço esta luz, que acenderei todas terças-feiras durante esta novena.

Pela felicidade que tiveste em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do Mundo, consolai-me nas minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo Poderoso, nas dificuldades de nossa vida.

Suplico-vos que tenhais misericórdia infinita para comigo, concedendo-me a graça que hoje vos peço de todo coração. (Faz-se o pedido). Rogo-vos que me façais vencer os obstáculos da vida, como vós vencestes o dragão que tendes debaixo de vossos pés. Amém Jesus.