27 Mai 2015
Santo Agostinho da Cantuária, bispo (+605)
Imagem do santo do dia

Santo Agostinho da Cantuária é o apóstolo da Inglaterra. Foi ele quem deu começo à sua conversão em 596. Pode com todo o direito ser colocado junto aos grandes apóstolos de Cristo, ao lado de São Patrício da irlanda, de São Bonifácio da Alemanha e de outros evangelizadores.

Conta o Venerável Beda que, passeando um dia pelo foro romano, São Gregório Magno viu um grupo de jovens escravos de tez branca e cabelos louros. Eram da ilha da Bretanha e ainda não tinham ouvido falar de Cristo. São Gregório era abade do mosteiro de Santo André, no monte Célio. Recolheu os escravos e concebeu a ideia de ir missionar a ilha da Bretanha. Não pôde ir, porque pouco depois era eleito Papâ.

Mas havia no seu mosteiro um prior santo e sábio, Agostinho, e confiou-lhe a missão que pessoalmente não podia realizar. Aquele mosteiro foi, pois, o berço da evangelização e civilização inglesa.

Dali saiu Agostinho com 39 companheiros no ano de 596. Tiveram de sofrer muitos revezes e atropelos por parte dos nativos. Desembarcaram no reino de Kent. O rei Etelberto, se bem que pagão, era generoso e liberal. Depois de algumas vacilações recebeu-os. Agradeceu-lhes as promessas que lhe ofereciam, e deu-lhes liberdade para pregarem a nova fé.

Entraram em Cantuária, capital de Kent, os 40 monges processionalmente. Agostinho, à frente; junto dele um monge com a cruz, e outro com um estandarte com a imagem de Cristo. Uma formosa procissão que causou muito boa impressão.

Os beneditinos estenderam-se pelo reino com grande fruto. Ajudou-os muito a rainha Berta, católica e descendente de Clodoveu. Batizaram-se milhares. O rei Etelberto também. Cedeu a Cristo o seu palácio, que desde então foi a catedral de Cantuária, matriz da Inglaterra.

Gregório Magno exprime nas suas cartas a grande alegria que o inundava pelos frutos apostólicos de Agostinho e seus monges. Envia-lhe mais monges, que foram para o reino de Esses, e pedia-lhes que erigissem bispados. E assim foi como surgiram os bispados de Londres, de York e de Rochester.

Um dos monges, Paulino, chegou a Northumberland. O rei Edwin tinha dúvidas acerca da nova doutrina e convocou uma comissão para deliberar. - Majestade, disse um, quando estais com os vossos vassalos junto ao fogo, a sala está quente, mas fora tudo é frio e inverno. Inesperadamente entra um passarinho, esvoaça pela sala e sai. Quando está dentro sente-se abrigado, mas mal sai, volta para o frio, para a chuva e para a neve. O mesmo se passa, conti¬nuou, com a vida humana. Agora"estamos protegidos s do frio. Mas não sabemos o que aconteceu antes nem o que sucederá depois.

Somos como aquele passarinho. Se esta nova doutrina dá alguma luz sobre isto vale a pena conhecê-la. Se estes homens vindos de Roma nos oferecem alguma explicação sobre a origem e o destino da vida humana, o mais prudente será escutá-los.., e Paulino pregou o Evangelho.

Anteriormente à conversão dos anglosaxões, havia já núcleos de bretões cristãos, mas muito reduzidos e sem influência, encerrados em si mesmos, por inimizade com os anglossaxões. Agostinho pediu colaboração a estes bretões, do país de Gales, mas de momento não pôde consegui-la. Só bastante mais tarde se conseguiria a união.

O apostolado de Agostinho durou apenas sete anos. Mas ao morrer deixava organizada a magna empresa da evangelização da ilha. Morreu o grande apóstolo no ano de 605, dois meses depois de 5. Gregório Magno.

Oração de Santo Agostinho de Cantuária

Meu Senhor, pela intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, eu vos peço a graça da perseverança na fé, da constância na oração, para que, assim como sua tão nobre alma, possa também eu desempenhar a missão para a qual fui chamado. Dai-me, Senhor, os dons que me são necessários para que eu vença as dificuldades em que me encontro. Iluminai-me, Senhor! Amém.