26 Set 2016
São Cosme e São Damião, mártires (+300)
Imagem do santo do dia

Estes santos, cujos nomes significam respectivamente «adornado» e «sonhador», eram chamados Anárguiros, sem dinheiro. Exerciam a medicina sem cobrar nada. Davam muito sem nada receber. A sua mãe Teodora educou-os na virtude.

Segundo o martirológio romano, em Egea, cidade da Arábia, os santos irmãos gêmeos, Cosme e Damião, sofreram diversos tormentos na perseguição de Diocleciano. Foram carregados de cadeias, lançados no cárcere, atirados à água e ao fogo, crucificados, agredidos com setas decapitados.

São Gregório os Tours assinala o valor taumatúrgico destes santos irmãos médicos, sobretudo para curarem as doenças as alma.

«Espantavam as doenças só com o mérito das suas virtudes e a intervenção das suas orações. Coroados depois de tantos méritos, juntaram-se no céu e fazem numerosos milagres a favor dos seus compatriotas». Juntamente com Cosme e Damião morreram os seus irmãos, Antimo, Leôncio e Eupróprio.

Segundo outras fontes, foram martirizados e enterrados em Ciro, cidade da Síria, perto de Alepo. Teodoreto, bispo de Ciro, no século V, alude à maravilhosa basílica que estes santos mártires tinham na cidade.

São Cosme e São Damião contam-se entre os santos mais famosos da antiguidade. Isto explica a multidão de basílicas dedicadas a eles em Constantinopla, em Jerusalém, no Egito, em Tessalónica, em Edessa, na Capadócia. na Mesopotâmia e praticamente em todo o Oriente Cristão.

O seu culto cedo se estendeu ao Ocidente; dele temos sinais abundantes em Ravena, Verona e nos devocionários visigóticos. Em Roma sobretudo gozaram de uma popularidade excepcional, tanto que os seus nomes fazem parte do cânon romano e chegaram a ter cerca de dez igrejas a eles dedicadas.

Concretamente o Papa Símaco (498-514) consagrou um oratório no Esquelino, que logo se converteu em abadia. São Félix IV, em 527, transformou para uso eclesiástico dois célebres edifícios antigos, a basílica de Rômulo e o templum sacrum urbis, situados na Via Sacra, no foro, dedicando-os aos médicos anárguiros.

Esta igreja de São Cosme e São Damião no Foro, restaurada pelo Papa Barberini, Urbano VIII, no ano de 1631, é uma das mais belas de Roma. Na ábside um antigo mosaico representa Cristo «com uns olhos grandes que olham para toda a parte», copio diz o epitáfio. De cada um dos lados estão os irmãos médicos, prontos a atender os seus devotos.

Chama a atenção a multidão de milagres que atribuem aos santos antigos. Porque é que hoje não fazem tantas maravilhas?

Será que os nossos antepassados eram uns ingênuos? Ou será que nós não temos a fé que eles tinham, aquela fé evangélica que transportava montanhas?

Para já, o que importa é que a fé não se apague. O Senhor está disposto a continuar a realizar milagres, mas requer a fé para os realizar. Nos Evangelhos conta-se que em certas ocasiões o Senhor não fez milagres por causa da pouca fé dos presentes, pela sua fraca disposição.

A antiga liturgia hispana rezava assim: «O Deus, nosso médico e remédio eterno, que fizestes São Cosme e São Damião inquebrantáveis na sua fé, invencíveis no seu heroísmo, para levarem a saúde às doenças humanas, fazei que por eles seja curada a nossa doença, e que por eles também a cura seja sem recaída». Com esta confiança rezavam os fiéis.

São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos médicos, juntamente com São Lucas e São Pantaleão, padroeiros dos farmacêuticos.

Oração a São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".

São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.