26 Mai 2015
São Filipe Neri, presbítero (+1595)
Imagem do santo do dia

São Felipe Neri nasceu em Florença em 1515 É um dos santos mais simpáticos do calendário. «O mais italiano dos santos». Simples, superdotado, alegre, extático, imprevisível, músico, poeta, extravagante.

E humorista. O irmão Zaboni zombou um dia de Filipe porque ria às gargalhadas, lendo As anedotas do cura Anoto: Os sacerdotes não devem rir ruidosamente. O Senhor é bom, respondeu Filipe. Como é que ele não gostaria que os seus filhos se rissem? A tristeza faz-nos dobrar o pescoço e não nos deixa olhar para o céu. Devemos combater a tristeza, não a alegria. Chamavam-no desde criança Filipinho, o bom, pela sua bondade, doçura e amabilidade. Um seu tio quis fazer dele um comerciante, mas ele dava tudo, portanto não servia para isso.. «Eu deixar-lhe-ia tudo, se não fosse esta mania que ele tem de rezar».

No meio do paganismo que imperava no ambiente renascentista romano, Filipe entrega todos os seus bens aos pobres, enquanto ele jejua a pão e água. Passa os dias em obras de caridade, e as noites nas catacumbas de São Sebastião entregue à oração e à penitência.

Alcança altíssima oração. Os seus êxtases duram horas e, às vezes, ouvem-no gritar: «Basta, Senhor, basta! Para a torrente do teu amor!». Perante esta vida angelical pouco podiam fazer os assalto do mal. Um par de donzelas põem um dia à prova a sua castidade. As pupilas de fogo do Santo fazem-nas pôr em fuga, assustadas. Apesar de tudo gostava de rezar assim: Senhor, não te fies em mim. Senhor, segura com a tua mão o Filipe, se não um dia, como Judas, o Filipe atraiçoa-Te. Contam que o P. Neto, santo diretor espiritual de Comillas, quando se informava da securalização de algum sacerdote, chorava, Não conhecem a Deus, não conhecem a Deus! Como é que eles O trocam por uma mulher?.

Funda uma confraria para atender os pobres e os peregrinos.

Visita cárceres e hospitais. Procura sobretudo crianças e jovens.

Em 1551 é ordenado sacerdote por obediência. Deseja partir para a Índia, como Xavier. O P. Gatino diz-lhe da parte de Deus: Roma será a tua Índia.

E por toda a Roma derrama a sua caridade, o seu fervor, a sua alegria contagiosa, a certeza de que há mais alegria na virtude do que no pecado. É proverbial o seu dom das lágrimas e o de fazer milagres. Atribui-se-lhe o ter ressuscitado o príncipe Paulo Máximo, para que confessasse o seu pecado.

No tribunal da penitência conseguia conversões maravilhosas. Quando celebrava a missa com o povo tinha de ler alguma historieta de humor, para se distrair um pouco, b não cair em êxtase de várias horas. Se celebrava sozinho o acólito ia-se embora e voltava duas horas depois. Um êxtase produziu-lhe a dilatação do coração e a deformação das costelas. Uma conserva-se no Oratório de Nápoles.

Todos os Papas e Príncipes recorriam a ele. Também a Inquisição quis prendê-lo por causa das procissões que fazia às sete igrejas romanas. Mas tudo se esclareceu. Foi amigo de São Carlos, Sto. Inácio, São Camilo, São Félix de Cantalício. A sua obra definitiva foi a fundação do Oratório, para instruir e entreter as crianças e os jovens. Sede bons... se podeis, dizia-lhes, compreensivo. Com tanto que não ofendais a Deus, podeis cortar lenha sobre as minhas costas. A partir do Oratório estendia o bem a todas as partes.

O Oratório teve muita influência através do cardeal Barónio e muitos outros. Filipe morreu em 1595. Era a noite do Corpus e foi acabar a festa no céu. Os seus restos mortais descansam na igreja Nova de Roma. Foi canonizado por Gregório XV em Junho de 1622 com mais quatro santos espanhóis.

Oração de São Filipe Néri

Ó glorioso São Filipe, vós que fostes tão favorecido de Deus em ajudar e consolar os vossos filhos espirituais na hora da sua morte, sede-me advogado e pai, quando me achar naquele tremendo passo. Impetrai-me a graça, para que naquela hora o Demônio não me vença, que a tentação não me oprima e que o temor não me desanime. Fortalecido de viva fé, firme esperança e ardente caridade, sustentai-me com perseverança naquele último combate, de modo de que cheio de confiança na misericórdia de Deus, nos merecimentos de Jesus Cristo e na proteção de Maria Santíssima, seja feito digno de morrer a morte dos justos e de alcançar a bem-aventurada pátria do paraíso para ver e louvar a Deus convosco e com todos os santos do céu. Assim seja. Rogai por nós São Filipe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.