26 Fev 2015
Santo Alexandre, Bispo (+326)
Imagem do santo do dia

Não é suficientemente conhecido este grande Patriarca de Alexandria, o primeiro a enfrentar o heresiarca Ano e a descobrir os seus erros. Nasceu pelo ano 250 e depressa se distinguiu pelas ricas qualidades que adornavam a sua alma. Os historiadores da época e mesmo os posteriores pintam-no-lo como um homem de caráter doce e afável, sempre cheio de enorme caridade para com todos os irmãos, sobretudo para com os mais pobres. Outra qualidade, irmã gêmea desta, notavam nele quantos çom ele tratavam. Era conciliador. Perante ele, não podia haver brigas nem corações desavindos...

Por outro lado, parece que contradizem estas suas características as atitudes que toma durante toda a vida: como era profundo conhecedor da ortodoxia cristã e apaixonado pela fé e pessoa de Jesus Cristo e da sua Igreja, quando as via atacadas, levantava-se corajosamente contra tudo o que pudesse manchar a sua pureza, a do Senhor e de sua Mãe. Por isso nas suas lutas incansáveis contra Ano e seus sequazes, será ainda mais duro, mordaz e tremendo lutador.

No ano 313, morria Aquilas, patriarca de Alexandria, e era eleito o nosso protagonista para esta Sé. Parece que havia dois candidatos ao lugar: Alexandre e Ano. Nos primeiros anos do patriarcado de Alexandre, Ano foi-lhe submisso e eram boas as relações entre ambos. Parece que o novo Patriarca se entregou em pleno a defender e propagar as multidões que naquele tempo se retiravam do mundo para a solidão, a fim de servir melhor o Senhor. Eram milhares os que assim procediam. Alexandre sabia muito bem que isto era uma grande força para a Igreja, já que a oração e a penitência serão sempre fundamentos, junto com a caridade, de toda a vida cristã.

Santo Alexandre será sempre recordado também pela história como o grande descobridor e profundo formador do futuro Padre da Igreja Santo Atanásio. Soube descobrir a grande obra a que era chamado pela Divina Providência este homem singular, e não regateou sacrifícios para o formar segundo o espírito do Evangelho.

Mas a maior glória de Santo Alexandre, como já indicamos atrás, provém da sua luta contra o herege Ano, a quem com grande coragem descobriu os seus muitos erros contra a fé cristã. Ano começou por separar e distinguir tanto as Pessoas da Santíssima Trindade que praticamente para ele só o Pai era verdadeiro Deus... O Verbo e o Espírito Santo eram de categoria inferior e estavam totalmente subordinados ao Pai. Para o tirar deste e de outros erros, o Patriarca Alexandre teve com ele várias conversas em privado. Ao ver que nada adiantava convocou no ano 320 um sínodo em Alexandria, ao qual assistiram mais de cem Bispos. Aprentou-se Ario e expôs a sua doutrina mas foi condenado unanimemente por toda aquela Magna Assembleia de Padres. Depois daquele anátema lançado contra Ano e a sua doutrina, este, em vez de se submeter com humildade e reconhecer os seus erros, partiu para diversos lugares e procurou expandir a sua maléfica doutrina. Os dois Eusébios - de Cesareia e de Nicomédia - intercediam diante de Alexandre e do imperador Constantino para que Ano pudesse voltar à Igreja Católica e se lhe levantasse a excomunhão. Para tanto, o imperador escreveu cartas anio e a Alexandre, e confiou a reconciliação ao grande Bispo Ósio de Córdoba. Logo este sábio Bispo se deu conta de que com Ano nada havia a fazer. Era preciso convocar um Concílio Universal, e assim se fez em 325. Foi o primeiro Concílio Ecumênico e celebrou-se em Niceia. Santo Alexandre, apesar da sua avançada idade e dos muitos acha ques causados pela sua luta contra a heresia, assistiu e desempenhou um papel importantíssimo na condenação que o Concílio fez do arianismo. Santo Alexandre morreu a 26 de Fevereiro de 326.