26 Jan 2015
São Timóteo e São Tito, bispos (Século I)
Imagem do santo do dia

É emocionante ler os Atos dos Apóstolos e ver como a mensagem de Jesus Cristo se difundia de casa em casa, de cidade em cidade. Viam a transformação que se operava nos corações e cada dia crescia o número dos crentes. "Inclusivamente muitos sacerdotes judeus se convertiam à fé".

O principal instrumento do Espírito era São Paulo. E com ele os seus colaboradores. Principalmente, Timóteo e Tito.

Tinham afastado Paulo de lcónio. Então eIe dirige-se a Listra e encontra-se com uma família judia acolhedora: Eunice, a sua mãe Lóide e o seu filho Timóteo. Os três são batizados. Mais tarde Paulo recordará a Timóteo "a fé sincera da sua mãe e avó.

A semente caiu em terra boa e quando Paulo regressa, contempla o grande trabalho que realizou em Timóteo. Associa-o ao seu ministério, impõe-lhe as mãos e, desde então, ele acompanha-o sempre como o seu mais fiel colaborador. Complementam-se bem. Paulo, ardente e audaz. Timóteo, tímido e precavido, mas dócil e fiel. Juntos realizarão grandes feitos.

Timóteo acompanha sempre Paulo nas suas viagens apostólicas pela Ásia e Grécia. É o seu enfermeiro, o seu secretário e confidente, o báculo da sua velhice. "Não há homem que esteja tão unido a mim de coração e de espírito". Quando Paulo sai perseguido de Filipos, confia a Timóteo esta tarefa.

Paulo, preso em Roma, pressente já o seu fim próximo. Consagra Timóteo bispo e envia-o a Éfeso.

É o testamento apostólico de Paulo, um verdadeiro código do ministério pastoral. Carta valente e ao mesmo tempo dolorosa. Despede-se e dá-lhe conselhos de prudência e valentia. Os Atos não voltam a falar de Timóteo. Em Éfeso continuou fiel à sua missão, segundo Eusébio.

A figura de Tito é inseparável de Paulo também. Tito é menos afetivo que Timóteo, mas mais enérgico, mais forte nas contradições. Paulo chama-lhe a sua ajuda preciosa, o seu filho querido, o seu amadíssimo irmão.

Tinham-se conhecido em Antioquia. Paulo associa-o ao seu apostolado e leva-o ao Concílio de Jerusalém. Era um caso delicado, pois Tito vinha da gentilidade e os mais rigorosos exigiam que fosse circuncidado, para ser admitido aos ágapes. Depois de muitas discussões, a tese de Paulo venceu. Para ser discípulo de Jesus não era necessário ser circuncidado.

Tito acompanha Paulo na terceira viagem: Maria Ásia Menor, Macedónia, Acaia, Jerusalém. Quando o cisma surgiu em Corinto, Paulo envia Tifo para solucionar o conflito e encarrega-o de uma coleta na Acaia e Macedônia para a Igreja mãe de JerusaIem.Corinto ardia em discussões. O zelo e a habilidade de Tifo conseguiu a pacificação da comunidade de Corinto.

Depois Paulo consagra-o bispo e recomenda-lhe que ponha ordem na difícil situação por que passa a comunidade de Creta. Tudo estava muito confuso naquele lugar. Epiménides, cretense, pintava com duros traços os seus compatriotas: "São mentirosos empedernidos, más bestas, ventres preguiçoso". Tifo tinha de pôr em jogo toda a sua habilidade para separar o trigo do joio, pois muitos tinham-se feito cristãos com más intenções.

São Paulo escreve uma Carta a Tito e recomenda-lhe que proceda com autoridade perante os indisciplinados e com muita vigilância no que se refere a "questões néscias, genealogias, altercações e vãs disputas sobre a Lei". "Fala com poder e ninguém te despreze". Outra vez o zelo apostólico de Tito triunfou como antes em Corinto. Tito soube ganhar o carinho dos cretenses e entregou-se a eles até ao fim da sua vida.