25 Jul 2014
São Tiago, apóstolo
Imagem do santo do dia

São Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que seguiam Jesus na sua pregação, e que O acompanharam até à cruz, e na manhã da Ressurreição, acorreram para O ungir.

São Tiago e seu irmão João, os Boanerges ou filhos do trovão, entram na vida de Jesus, quando estavam com o seu pai nas margens do mar da Galileia.

Jesus encontrou primeiro os dois pescadores de. Betsaida, Simão Pedro e André, e disse-lhes que O seguissem, que Ele os faria pescadores de homens. Viu depois os irmãos Tiago e doão, que estavam com o pai Zebedeu consertando as redes, e também os chamou, mas sem lhes fazer nenhuma promessa, como tinha feito a Simão e a André. Os animosos jovens não só deixaram as redes, mas ainda o pai, com tudo quanto tinha. Seguiram Jesus imediata¬mente, sem pedir explicações.

São Tiago tinha um caráter muito resoluto e generoso. Quando o Senhor o chamou não duvidou deixar tudo, e depois, na sua pregação, chegaria até aos confins do Ocidente, até ao cabo Finisterrae.

Mas era também extremista. Uma vez passavam pela Sarnaria, a caminho de Jerusalém. Os samaritanos não quiseram recebê-los. Irritados, Tiago e João disseram a Jesus: queres que mandemos que desça fogo do céu e acabe com eles? Jesus repreendeu-os por causa daquela dureza.

Doutra vez, deixaram-se levar pela ambição: Apresentaram-se com a mãe Salomé para Lhe pedir os primeiros lugares, quando restaurasse o reino de David. Novamente Jesus os repreendeu. Podeis passar a provação, disse-lhes Jesus, que eu estou para passar? Podemos, responderam. E haviam de experimentá-la.

Mas isto não foi obstáculo a que Jesus desse aos dois irmãos, juntamente com Pedro, provas especiais de apreço. Os três, sozinhos, foram testemunhas da Transfiguração de Jesus no labor; os três, sozinhos, presenciaram a ressurreição da filha de Jairo. Deste modo os preparava para que também só eles assistissem à sua agonia no Getsémani.

Duas missões principais cumpriu Tiago. A primeira, disse São Jerônimo, foi a de levar o Evangelho até Espanha, isto é, até às três Espanhas, a Tarraconense, a Bética e a Lusitana Em Espanha teria também Tiago o seu sepulcro, como observa o mesmo São Jerônimo.

Tiago cedo se trasladaria para Espanha. Corno a Virgem Maria estava sob os cuidados do seu irmão João, Tiago despedir-se-ia deles, e então preparar-se-ia assim podemos pensar aquela maravilhosa visita que, segundo a tradição, fez a Virgem Tiago Apóstolo em Saragoça, naquele santuário onde se ergue o Pilar, que simboliza e garante a firmeza da fé nas Espanhas do Velho Mundo e na outra grande família das nações hispânicas do Mundo Novo.

Depois Tiago traslada-se para Jerusalém, para cumprir ali a segunda missão: a de ser o primeiro dos apóstolos a derramar o seu sangue por Cristo. Herodes Agripa tinha recebido o reino do cruel imperador Calígula. E para se reconciliar com os judeus, como expressamente diz Lucas, «mandou degolar Tiago, irmão de João».

Contam as antigas tradições que o corpo do Apóstolo foi trasladado de Jope para a Galiza. No ano de 813 um ermitão viu brilhar uma estrela em Iria. O bispo Teodomiro descobriu as relíquias no que chamam hoje Campo da Estrela, Compostela. A partir daqui o Apóstolo protegerá Espanha, e pelo «caminho de Santiago» acorrerão peregrinos de toda a cristandade.

Oração a São Tiago

Ó São Tiago, Apóstolo de Jesus Cristo, dai-me a vossa coragem de, resolutamente, deixar tudo e seguir ao chamado do Mestre. Verdadeiramente. eu só serei convertido de Jesus Cristo quando fizer dele o meu único Senhor, aquele que manda, aquele a quem eu, sempre e em tudo, hei de servir.

No entanto, entre os 12 Apóstolos, vós não fostes um qualquer, mas, amigo íntimo, participando com Pedro e João, das ocasiões especiais, seja na alturas do Tabor, seja no Horto das Oliveira. Também eu quero ser íntimo de Jesus, pois continuamente ele me repete: «Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Sem mim nada podeis fazer. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando».

Tiago, como é belo ser apóstolo! Mas, também, como isto é difícil! Vinde me ajudar!