22 Dez 2014
Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (+1917)
Imagem do santo do dia

Sendo já religiosa, ainda aspirava a mais. O que ela sentia era como que uma espécie de espartilho que a impedia de se lançar noutros mundos. Por isso, o Bispo de Lodi, inspirado por Deus, diz um dia à jovem religiosa Francisca Xavier Cabrini: "Sei que não te bastam estas quatro paredes. Queres ser missionária. Mas não existe aqui um convento capaz de formar mulheres para tão grande empresa. Terás tu de o fundar."

Logo a religiosa pôs mãos à obra, dizendo: "Pois bem, arranjarei a casa e fundarei o convento".

Era uma religiosa valente, se bem que a sua saúde não fosse demasiado robusta, mas o seu espírito não se intimidava com os obstáculos.

Francisca Cabrini nasceu em Sant'Ângelo de Logidiano, Itália, a 15 de Julho de 1850, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, a quem professará, mais tarde, uma devoção muito especial e divulgará por todo o lado o seu santo e popular Escapulário.

Sua mãe era modelo de vida cristã e de bondade. Chamava-se Stela Oldini. Procurará educar bênçãos filhos, embora este papel, em relação a Francisca, seja desempenhado sobretudo por sua irmã Rosa. Esta será uma educadora muito rigorosa que não lhe deixará passar nem uma simples falta que ela julgue que lhe possa trazer consequências fatais. Francisca sempre lhe agradecerá este dom que dela recebeu. De sua mãe, aprendeu a bondade e a ternura; de sua irmã Rosa, mais velha quinze anos, o sentido extraordinário da responsabilidade. Um dia, chega um missionário da China que fala aos meninos do Colégio da sua vida no Oriente e lhes conta saborosas passagens. Francisca chega a casa e repete tudo o que o missionário tinha contado. Depois, diz: "Eu também quero ser missionária!" Rosa, corta de imediato a conversa, dizendo: "Tão pequena, tão ignorante e queres ser missionária. É preciso amadurecer primeiro em muitas coisas, antes de o ser".

Aos 18 anos, tirou o curso de professora em Lodi. Para ela o magistério é como um sacerdócio. Entrega-se de alma e coração aos cuidados e educação das meninas que lhe confiam. O Pároco de Vidardo descobriu o valor de Francisca e confia-lhe o hospício da Providência, que precisa muito de alguém que o dirija com responsabilidade e bondade ao mesmo tempo. Era o ano de 1874 quando toma posse desse cargo. Apesar de todas as suas qualidades, as coisas não andam. Foi, no entanto, a origem de se organizar um grupo de mulheres que viria a ser a base da sua futura obra. Trabalha com todas as suas forças. Em 1881; obtém a aprovação diocesana para o seu Instituto, e em 1907, a aprovação pontifícia. A obra será chamada "Missionárias do Sagrado Coração de Jesus". Veio a espalhar-se como o grão de mostarda do Evangelho. Quando morrer a Madre Cabrini, aos 67 anos, terá fundado já 67 casas com mais de 5.000 religiosas. Hoje as suas filhas trabalham no mundo inteiro.

Em 1889, parte para a América do Norte que será a sua segunda pátria. Aí se entregará em pleno ao apostolado, de tal modo que virá a ser a primeira santa norteamericana,tão bem soube ela assimilar a cultura daquele grande país. O seu lema era: "Trabalhemos, trabalhemos agora, pois teremos mais tarde toda a eternidade para descansar".

Madre Cabrini dizia com verdade: "Sinto que o mundo inteiro é demasiado pequeno para satisfazer os meus anseios. O meu pequeno corpo - disse ela pouco antes de morrer - está cansado deste grande mundo!".

A obra de Cabrini tinha-se estendido desde Nova lorque ao Alasca, dos Apeninos aos Andes, do Texas ao Panamá, ao Equador, ao Peru, à Argentina, a Paris, a Londres. Foi a 22 de Dezembro de 1917 que voou para o céu. A sua obra é continuada hoje pelas suas filhas.

Oração a Santa Francisca Xavier Cabrini

Ó Santa Francisca Xavier Cabrini, tu que depuseste toda a tua confiança no Coração de Jesus e nele encontraste o segredo de toda perfeição e a força que te fez Apóstola do Evangelho no mundo da Glória do Céu, vela benignamente por mim que com toda a fé recorro à tua intercessão.

Tu, cujo coração materno suavizou as aflições espirituais e temporais de tantos nossos irmãos exilados neste mundo, sê também propícia a mim, peregrino no caminho da vida e alcança-me do coração dulcíssimo de Jesus, todas as graças espirituais necessárias para chegar à Pátria do Céu.

Ouve, ó Santa Francisca Xavier Cabrini, a minha prece ardente, concede-me a graça de que tanto careço (pedir a graça desejada) e faze com eu possa unir-me ao exército de almas que por tua intercessão, louvam reconhecidas a Deus.

Rogai por nós Santa Francisca Xavier Cabrini, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Que Assim Seja.