02 Out 2014
Santos Anjos da Guarda
Imagem do santo do dia

«Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma, de noite e de dia. Embora espírito invisível, sei que te encontras ao meu lado, escutas as minhas orações, e contas os meus passos. Nas sombras da noite, me defendes do demônio, estendendo sobre o meu peito as tuas asas de nácar e ouro. Anjo de Deus, que eu escute a tua mensagem e que a viva, que caminhe sempre contigo para Deus, que ma envia. Testemunha do invisível, presença do céu amiga, graças pela tua fiel guarda, graças pela tua companhia».

Assim é formosa a poesia que introduz as laudes deste dia. Nela se encontra sintetizada a espiritualidade e o sentido desta festa.

A existência dos anjos está fora de dúvida e sempre a Igreja os difundiu o seu culto. São Gregório Magno chega a dizer esta hipérbole: «Em quase todas as páginas da Sagrada Escritura está contida a existência dos Anjos». O Antigo Testamento fala repetidas vezes da sua ação prodigiosa em favor dos homens: um anjo avisa Lot do perigo que corre Sodoma e do castigo que vai receber esta cidade. Um anjo conforta a criada de Abraão, Agar, quando é despedida e caminha pelo deserto. Um anjo socorre o Profeta Elias e alimenta-o com pão e água fresca por duas vezes quando foge da perseguição da rainha Jezabel. Um anjo acompanha e cumula de graças ao jovem Tobias, a seu pai e aos demais familiares. Quase todo o livro de Tobias gira em torno do arcanjo Rafael. Também no Novo Testamento aparece o anjo libertando Pedro das cadeias e abrindo-lhe a porta do cárcere...

Na vida dos Santos, quer antigos, como Santa Inês, quer da Idade Média, como São Francisco de Assis, quer modernos, como Santa Micaela do Santíssimo Sacramento, Santa Gema Galgani e São Francisco de Sales... a presença do Anjo da Guarda nas suas vidas é algo inseparável... Muito a viveu também o Beato Manuel Domingo e Sol.

Desde que temos o uso da razão nos nossos lares cristãos é nos infundida a devoção ao Anjo da nossa Guarda e é-nos recomendado que não demos ouvidos ao anjo mau que nos instigará para o pecado e que tratemos de ouvir sempre o Anjo bom que nos inspirará o que temos de fazer e o que temos de evitar.

E doutrina comumente admitida que, ao nascer, o Senhor já nos assinala um anjo para a nossa guarda e que cada família, cada povo, cada nação tem o seu próprio anjo. O sábio Orígenes já dizia algo de parecido no século III: «Sim, cada um de nós tem um anjo que nos dirige, nos acompanha, nos governa, nos admoesta e apresenta a Deus as nossas orações e boas obras».

São Tomás de Aquino dividiu os Coros angélicos em nove categorias diferentes: «Os Serafins, Querubins e Tronos formam a augusta corte da Santíssima Trindade; as Dominações presidem ao governo do Universo; as Virtudes, à fixidez das leis naturais; as Potestades refreiam o poder dos demônios; os Principados têm sob o seu amparo os remos e as nações; os Arcanjos defendem as comunidades menores, e os anjos guardam a cada um dos homens».

Os próprios Salmos falam com frequência dos Anjos; Jesus Cristo referiu-se em várias ocasiões à missão destes Espíritos puríssimos. Santo Agostinho afirmava no seu tempo que «o Anjo da Guarda nos ama como irmãos e está com uma santa impaciência por nos ver ocupar no céu aqueles lugares de que se tornaram indignos os anjos rebeldes». Que devemos fazer nós pelo Anjo, uma vez que ele faz tanto por nós? Diz o Êxodo: « Respeita-o e escuta a sua voz.. .Se ouvires a sua voz e fizeres quanto te mandar, serei inimigo dos teus inimigos».

Oração ao Anjo da guarda

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Deus, Todo-poderoso, criador do céu e da terra. Louvores Vos sejam dados por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Senhor Deus, que por vossa imensa bondade e infinita misericórdia, confiaste cada alma humana a cada um dos anjos de vossa corte celeste, graças vos dou por essa imensurável graça. Assim confiante em vós e em meu santo anjo da guarda, a ele me dirijo, suplicando-lhe velar por mim, nesta passagem de minha alma, pelo exílio da Terra.

Meu santo anjo da guarda, modelo de pureza e de amor a Deus, sede atento ao pedido que vos faço. Deus, meu criador, o Soberano Senhor a quem servis com inflamado amor, confiou à vossa guarda e vigilância a minha alma e meu corpo; a minha alma, a fim de não cometer ofensas a Deus, o meu corpo, a fim de que seja sadio, capaz de desempenhar as tarefas que a sabedoria divina me destinou, para cumprir minha missão na terra.

Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos, e nos momentos de aflição, nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda, contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual.

Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis, dos espíritos tentadores.

Meu santo anjo da guarda, protegei-me.

(rezar 1 Creio em Deus Pai, 1 Pai nosso e 1 Ave Maria)

Anjo da Guarda (Santo Anjo)

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade Divina, Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém