01 Set 2016
Santo Inácio Clemente Delgado e Cebriano-Melus (+1838) e Companheiros Mártires do Vietname
Imagem do santo do dia

Na apresentação do meu livro, Viagem sem regresso, lamentava o Cardeal de Toledo, D. Marcelo Gonzalez Martín, o ter-se prolongado, "como que um pesado silêncio sobre o valor da leitura da vida dos Santos, precisamente quando no pontificado de Paulo VI se tinham beatificado ou canonizado mais servos de Deus do que em um qualquer dos precedentes.

Palavras certeiras, que poderiam aplicar-se, ampliando-as, ao pontificado de João Paulo. Num só dia, a 19 de Junho de 1988, o Papa canonizou 117 mártires que tinham derramado o seu sangue por Cristo, em momentos diversos, na Cochinchina, em Annam e Tonkin, hoje Vietname do Norte. Era, até então, a canonização mais numerosa. O Papa pedia que estes Santos fossem sementes fecundas de novas e numerosas vocações missionárias.

Entre os 117 mártires havia 11 espanhóis e um grupo de franceses juntamente com uma grande maioria de nativos. Havia bispos, sacerdotes seculares, religiosos dominicanos, membros da fraternidade laical dominicana, catequistas, um seminarista e numerosos leigos de todas as classes sociais. Todos morreram vítimas de horrendos suplícios, de fome, sede, asfixia, torturas, insultos e zombarias. Todos morreram amando e perdoando.

Entre os 11 espanhóis, todos da família dominicana, havia 6 bispos. São estes os nomes dos novos santos: Mateus, Francisco, Jacinto, José, Domingos, Jerônimo, José Maria, Melchior, Pedro, Valentim e lnácio Clemente.

Santo lnácio Clemente Delgado e Cebriano Melus. Não podendo determo-nos nos 11, apresentamos uns breves dados da vida de lnácio, por razões que esperamos sejam compreendidas pelo leitor generoso.

Inácio Clemente nasceu em Vila Feliz (Saragoça) em 1762. Seus pais chamavam-se Francisco Delgado e Teresa Cebriano-Melus. Deles e de um tio sacerdote recebeu, desde criança, uma esmerada educação cristã.

Professou nos dominicanos de Calatayud e ofereceu-se para ir para o Extremo Oriente. Não regressaria mais. A tormentosa viagem durou quase um ano, através do Atlântico, México e Pacífico. Ordenado sacerdote nas Filipinas, foi nomeado bispo por Pio VI, com 31 anos, em 1794, para o Tonkin Oriental.

Entre terríveis dificuldades e perseguições, durante quase meio século de trabalho missionário, fez-se tudo para todos, com frutos abundantes e conversões, conseguindo também muitas vocações nativas. Atraiçoado e encarcerado, "alegre darei a minha vida por Cristo", exclamou. Foi enjaulado e exposto à inclemência dum sol ardente e insuportável, até desfalecer e morrer, a 12 de Julho de 1838. "Suportou tudo com paciência incrível", disse Gregório XVI.

Mas os santos são também dos nossos dias. E aqui ocorre a compreensão que pedíamos. Os dois ramos dos avôs maternos eram parentes da mãe do novo santo, de apelido Melus. E viveram e morreram os dois com fama de santidade. O nosso avô Mariano morreu, rezando o rosário. As pessoas da aldeia, que gostam de concretizar ideias e símbolos, pensaram ver no momento da sua morte, como Bento no caso de Escolástica, que a sua alma subia ao céu em forma de pomba. A nossa avó Rafaela era urna mulher admirada pelas suas sólidas virtudes e fé sincera, que Paulo atribui a Lóide, a avó de Timóteo (2 Tim.1 ,5). Tomaram muitos teólogos, para os dias de festa, a fé que os nossos avós tinham para todos os dias.

Oração a Santo Inácio Clemente

Ó Deus, que concedestes a Santo Inácio Clemente a Graça de ser um verdadeiro missionário para a evangelização do povo, dai-me a mim também ser um apóstolo e real militante da fé católica. Amém.