VISITA PASTORAL DO PAPA FRANCISCO A TURIM
ANGELUS

 

 

Praça Vittorio

 

 

Domingo, 21 de Junho de 2015

 

 

No final desta celebração, o nosso pensamento dirige-se à Virgem Maria, mãe amorosa e cuidadosa para com todos os seus filhos, que Jesus lhe confiou da cruz, enquanto se oferecia a si mesmo no gesto de amor maior. Ícone deste amor é o Sudário, que também desta vez atraiu tanta gente aqui a Turim. O Sudário atrai para a Face martirizada de Jesus e, ao mesmo tempo, estimula para o rosto de cada pessoa sofredora e injustamente perseguida. Impulsiona-nos na mesma direção do dom de amor de Jesus: «O amor de Cristo nos constrange»: esta palavra de são Paulo era o mote de são Giuseppe Benedetto Cottolengo.

 

 

Recordando o fervor apostólico dos muitos sacerdotes santos desta terra, a partir de Dom Bosco, do qual recordamos o bicentenário do nascimento, saúdo com gratidão a vós, sacerdotes e religiosos. Vós dedicais-vos com coragem ao trabalho pastoral e estais próximos das pessoas e dos seus problemas. Encorajo-vos a levar por diante com alegria o vosso ministério, apostando sempre no que é essencial no anúncio do Evangelho. E ao agradecer-vos a vossa presença, irmãos Bispos do Piemonte e do Vale de Aosta, exorto-vos a estar ao lado dos vossos sacerdotes com afeto paterno e proximidade calorosa.

 

 

Recomendo à Virgem Santa esta cidade e o seu território e quantos aqui residem, para que possam viver na justiça, na paz e na fraternidade. Recomendo em particular as famílias, os jovens, os idosos, os presos e quantos sofrem, com um pensamento especial aos doentes de leucemia neste Dia nacional contra a leucemia, linfomas e mielomas. Maria da Consolata, rainha de Turim e do Piemonte, torne firme a vossa fé, segura a vossa esperança e fecunda a vossa caridade, para que sejais «sal e luz» desta terra abençoada, da qual eu sou neto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário