30 Mai 2016
Maria visita os homens

Maria vem visitar-nos frequentemente como se fôssemos seus amigos, seus parentes próximos.

A Visitação é para sempre a festa desta atitude de total doação de si que é própria de Maria desde quando sabe que é mãe de Jesus. Vai começar desde agora esta série inumerável de "visitações" que não mais terminará enquanto houver um homem sobre a terra.

A sua glorificação e a misteriosa extensão da maternidade a todos aqueles que hão-de nascer do seu Filho, darão a Maria um número infinito de parentes para visitar, simplesmente para lhes levar ajuda, com aquela presença humilde e discreta que a caracteriza.

Maria vem visitar-nos trazendo Jesus nela escondido, para nos ajudar nas nossas necessidades mais urgentes, mais cotidianas, mais banais: Talvez nunca o tenhamos pensado: Ela visita-nos muitas vezes, todos os dias.

É este o sentido mais profundo, mais verdadeiro desta festa: a festa das visitas sem número, tão simples, tão pessoais, todas por nossa causa, que Maria multiplica na nossa vida a cada momento, em cada dificuldade. Não se trata de um pensamento piedoso, mas de uma maravilhosa realidade: "visitar" é próprio da natureza de Maria. Ela vem visitar-nos porque traz Jesus, somos seus parentes e precisamos dela.


Charles de Foucauld