07 Out 2015
Senhora do Rosário

"No ano de 1571, os Mulçumanos ameçavam vingar-se das derrotas sofridas no Ocidente da Europa. Queriam fazer a ivasão pelo Oriente. A Cristindade sentiu o perigo, e o Papa viu que não se tratava apenas de uma luta entre nações, mas sim entre crenças, e fez a mobilização espiritual dos fiéis. São Pio V pediu que no 1.º Domingo de Outubro daquele ano de 1571 aos fiéis rezassem o Rosário, e as Confrarias viessem para a rua com as suas procissões, a implorar de Nossa senhora o auxílio para os cristão" (Dom Francisco Rendeiro, Bispo de Coimbra)
Sob o comando de D. João de Áustria, a armada cristã navegou pra o Oriente. No domingo, dia 7 de Outubro, as armadas dos cristãos e dos turcos defrontaram-se no Cabo de Lepanto, perto da Grécia. Depois da renhida batalha, da 1 ás 5 da tarde, os cristãos alcançaram retumbante vitóri.
Áquela hora vesperina teve S. Pio V em Roma clara visão deste feliz sucesso. Precisamente naquele momento as Confrarias do Rosário rezavam o Rosário percorrendo em procissão as ruas de Roma.
Esta vitória fo considerada a maior batalha do século XVI ficando o poderio naval turco esmagado e Europa cristã libertada.
São pio V atribuindo tão feliz sucesso ao Rosário ordenou: 1) que na Ladainha de Nossa Senhora se introduzisse a invocação " Auxílio dos cristãos, rogai por nós" e 2) que todos os anos no dia 7 de Outubro se celebrasse a festa de Nossa Senhora do Rosário.