Espírito Santo foi o destaque da primeira Semana Jovem do ano

Westerley Waishaupt (9)

A Semana Jovem com o tema “Sopra em nós, vem Espírito Santo!” aconteceu de 28 de janeiro a dia 01 de fevereiro de 2019, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia em Itapecerica da Serra, SP. A programação incluiu pregações, louvor, e adoração ao Santíssimo Sacramento, e reuniu diversos jovens da comunidade paroquial.

Nesta edição, o evento contou com as presenças de Irmã Ana Paula, Evandro Nunes, Henrique de Castro, Renata Lima, Joe Alfredo, Daniela Mendes e Fernando Mendes. E, a animação ficou por conta dos ministérios Jovens Com Cristo, Neviim, Decisão, Novo Pentecostes e Digno de Louvor.

Na segunda-feira (28), primeiro dia da Semana Jovem, Evandro Nunes desenvolveu o seguinte tema: “De Volta a Essência”. Baseado no capítulo 15 do livro de Jeremias, ele explicou sobre a vida consagrada, como se entregar totalmente a Deus. “Voltar a essência, é voltar a fazer aquilo que agrada a Deus”, afirmou.

“Quando você descobre o propósito de Deus para sua vida, você nunca mais será um homem ou uma mulher frustrada. Ninguém te segura, você vai voar. Mas como é que eu vou descobrir? Começa a rezar!”, indicou.

“Àqueles que tem desejos de respostas, compreende que Deus já sabe de tudo. Onisciência, Deus tudo sabe. Diante de Jeremias Deus diz: ‘Aquele que te conhece, quer que você o conheça’. Ele já sabe quem você é, para que você serve e porque você existe. E quando você decide conhecer Aquele que te conhece, nós damos a isso o nome de intimidade”, explicou.

Henrique de Castro conduziu a noite com “Jovens Cheios do Espírito Santo”, tema de sua pregação realizada na terça-feira (29). Usando o livro de Atos capítulo 8 (Simão, o mago), ele comentou que os jovens querem sempre se aparecer, ou seja, chamar a atenção, mas o grande problema é virar escravo desta exposição, e isso acaba gerando um vazio interior. “Eu queria que minha vida fosse objeto de veneração, assim como Simão”, contou.

Simão foi um homem que creu no evangelho mas quis comprar o dom de dar o Espírito Santo. Por isso, o apóstolo Pedro o repreendeu severamente. “Simão, não queria fazer uma experiência com o Espírito Santo, ele queria ter apenas uma moral com as pessoas”, explicou. “O nosso corpo comunica aquilo que se passa dentro de nós. Será que aquilo que estamos comunicando é para Deus?”, questionou.

“Deus nos convida a transformar nosso interior para que possamos ser cheios do Espírito Santo, de tal maneira, que olhem para nosso corpo, vida e história, e percebam o poder e a manifestação do Espírito Santo. Simão percebe isso, pede perdão e para orar por ele”, completou.

Ana Paula da Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo (CMES), conduziu o Grupo de Oração realizado na quarta-feira (30), com o tema “Sopra em Nós”, ela explicou sobre o verdadeiro Batismo do Espírito Santo. “O sopro é o movimento do próprio Deus”, afirmou.

Dirigindo-se aos jovens, a irmã indicou o caminho para que eles busquem a verdadeira felicidade. “Deus quer que você faça a diferença. Deus quer que você seja uma menina e um menino que viva realmente uma vida de santidade. Isso é viver sobre o sopro do Espírito. Isso é corresponder a graça de Deus na alma pelo Batismo.”

“Deus, você me levantou do chão”, com este tema Renata Lima guiou a noite de quinta-feira (31). Ela comentou que, atualmente, os jovens vivem depressivos, infelizes e solitários. E, então começam a duvidar se Deus esqueceu deles. Ela relembra que Deus é aquele que nos criou. Ele é a esperança.

“Em 1 João 4,8: ‘Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor’, vemos que a essência de Deus é o amor”, disse.

“Deus não é só capaz de te levantar do chão, Deus é capaz de arrancar o seu coração de pedra, e colocar um coração de carne aí dentro de você. Deus é capaz de ressuscitar aquele que está morto. Deus é capaz de resgatar aquele que estava esquecido, trazer dignidade a vida dele novamente. Porque Deus é amor. Nós precisamos olhar para isso e entender que Deus não quer o nosso mal, não foi Deus que te colocou no chão, Deus não te castigou. As nossas escolhas nos jogam no chão. Deus permite, para depois mostrar quem Ele é”, assegura.

O evento encerrou-se dia 1 de fevereiro (sexta-feira), com o testemunho de vida do casal Dani e Nando Mendes.

Daniela começou a ir na igreja no grupo de jovens. Ela acreditava que o casamento dos pais era perfeito e queria um igual, até que um dia conheceu Fernando. Rapidamente, casou-se com ele. Até que, aos poucos, parou de frequentar a missa. O sentimento de saudades de Deus, era inevitável. O casamento durou 9 anos. No momento do término, ela não sabia o que falar ou fazer, estava desolada. Então, resolveu voltar para a casa dos pais. Dani voltou a frequentar a Igreja, e um dia no grupo de oração conheceu o Fernando Mendes. Os dois começaram a namorar, mas ele falou que só assumiria o relacionamento depois que saísse o processo de nulidade matrimonial dela. Nesse período, ambos fizeram um acordo, no qual todas as quintas-feiras eles iriam ficar sem falar um com o outro, em jejum. E foi justamente numa quinta que saiu o resultado do processo de nulidade, Dani conseguiu a permissão da Igreja para ter uma nova união perante Deus. Atualmente, faz 8 anos que eles estão casados.

“Não tem coisa melhor do que obedecer a voz de Deus. O caminho para a felicidade é fazer a vontade de Deus”, Nando afirmou. Dani explica que Deus enviou pequenos recados que a guiou para onde ela está gora. “Hoje, eu sou grata por Deus ter me trazido de volta a Igreja, então, entreguem o impossível para Deus”, completou.

Nando comentou a parábola da semente de mostarda, citada no Evangelho de Marcos 4,30-32: “Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra.”

Para encorajar os jovens a terem uma vida de santidade, ele disse: “Quem quer ser essa semente que vai crescer e gerar frutos? Eu sou a semente do Reino de Deus e quem faz germinar e crescer é o Espírito Santo que habita em mim!”.

No final, os jovens rezaram em um lindo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. A Semana Jovem foi concluída com uma sensação de bem-estar espiritual que só o Espírito Santo pode oferecer.

Sobre a Semana Jovem

A Semana Jovem é um projeto de evangelização direcionado a toda juventude, onde se busca vivenciar em conjunto as experiências de intimidade com Cristo e as mudanças que o mesmo nos propõe, tendo como objetivo mostrar que o jovem também pode ser diferente. O evento é realizado, todos os anos, pelo grupo “Jovens com Cristo”, do Santuário.

Share Button
Warning: printf(): Too few arguments in /home/portalecc/domains/encontrocomcristo.com.br/public_html/blogs/wp-content/themes/twentyeleven/content-single.php on line 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>