VIVER A QUARESMA: CONFISSÃO, TRABALHO E TESTEMUNHO – 3°PARTE

Resultado de imagem para sacramento da confissão

A quaresma é um tempo precioso de renovação espiritual, purificação, cura e libertação. O importante é deixar-se guiar pelo Espírito Santo, com o desejo de viver estes conselhos. Deus quer falar ao seu coração. Leia todos os 7 conselhos (eles estão nos posts anteriores), dê a sua opinião e compartilhe com seus amigos. BOA QUARESMA!

5° SACRAMENTO DA CONFISSÃO

Quantos católicos, pelos motivos mais diversos, tem dificuldade de entender o valor e a necessidade do sacramento da confissão-reconciliação. Alguns acham ser este sacramento desnecessário, fora de moda. Porém, é através do sacramento da confissão que Jesus continua a dar a quem vai a Ele o perdão dos pecados, devolvendo a certeza do amor de Deus e a força para não mais pecar. E Ele quis fazer isso através daqueles a quem deu o poder de agirem em Seu nome, os ministros da Igreja (os padres): “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.”(Jo 20,23). A conversão desejada por Jesus não é somente voltar para a Igreja. Isso é importante, mas o essencial da conversão é a mudança de mentalidade, coração e atitudes. Significa viver aquilo que afirmamos crer. Movidos pelo Espírito Santo, somos atraídos ao estilo de vida do evangelho, abandonando tudo o que entristece a Deus. Papa Francisco aconselha: “Coloquemos novamente em destaque com convicção o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar com a mão a grandeza da misericórdia. Será para cada penitente fonte de verdadeira paz interior.”. Uma boa confissão se prepara com oração pedindo a luz do Espírito Santo e fazendo um exame de consciência, isto é, refletir sobre aquilo que nos tenha afastado de Deus.

6° A SANTIFICAÇÃO DO TRABALHO

Para as pessoas de modo geral o trabalho é simplesmente um meio para buscar o sustento. Neste sentido o objetivo principal é o pagamento no final do mês. O trabalho tem estas duas dimensões, porém, para o cristão existe algo a mais, conforme Col 3,17 “Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Quando o trabalho é importante parte de uma vida santificada, torna-se canal para tornar presente Deus no mundo. O trabalho bem feito manifesta a consciência de sermos representantes de Deus e colaboradores na construção da civilização do amor. O trabalho feito somente por obrigação, com omissão ou interesse não reflete o efeito da verdadeira oração. A oração do coração, guiada pelo Espírito Santo nos da consciência de que todas as nossas atividades ou trabalhos são oportunidade para dar testemunho da nossa fé. Para Deus não importa se o trabalho é caseiro, simples ou se é de grande responsabilidade e exige capacitação especial. Vale entender serem a oração e o trabalho parceiros espirituais. Rezar bem significa também levar a presença de Deus para o trabalho. E assim se realiza a benção de Prov 16,3 “Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito.”

 ANUNCIAR JESUS

 Quem se revestiu da roupa do homem novo, lavado no sangue de Jesus e esta cheio do Espírito Santo, não é capaz de guardar somente para si tão grande graça. O maior serviço que prestamos a Deus e ao próximo é o de apresentar Jesus para quem esta distante. Não se trata de um simples convite para a pessoa vir a Igreja, mas primeiro testemunhar – falar da obra de Jesus na própria vida. Isso para fazer com que a pessoa entenda que estamos anunciando que Jesus esta vivo. Por isso, é necessário falar como era a vida antes de encontrar Jesus, e como é agora. Este foi o caminho seguido por São Paulo diante do rei Agripa: perseguia os cristãos, aprovava quando sentenciados à morte, maltratava-os…. Um dia tudo mudou. Na estrada de Damasco, indo para mais uma missão contra os cristãos, São Paulo ouve uma voz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 26,14). Ao perguntar quem era ” o Senhor respondeu: “Eu sou Jesus a quem persegues.”(Atos 26,15). São Paulo se converte, fica cheio do Espírito Santo(Atos 9,17-19) e começa imediatamente a anunciar Jesus. Não devemos ter medo de dizer: “Jesus mudou a minha vida, e Ele quer também mudar a sua vida.”. Se a pessoa aceitar, faça uma oração por ela, com estas ou outras palavras: ” Jesus eu te apresento……..quero pedir que o Espírito Santo renove a sua vida.” Faça um instante de silêncio. Junto com a pessoa reze: ” Senhor Jesus, eu necessito de ti, arrependo-me dos meus pecados, quero começar uma vida nova, eu te aceito como meu Senhor e Salvador.” E aí é o momento de convidá-lo para ir a Igreja, apresentá-lo ao padre e ajudá-lo a crescer na fé.

Oração para a Quaresma

Pai nosso,
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.

Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém

 

Share Button
Warning: printf(): Too few arguments in /home/portalecc/domains/encontrocomcristo.com.br/public_html/blogs/wp-content/themes/padrealberto/content-single.php on line 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>