Você sabe o que é uma relíquia

40630208274_979bb3a2ca_z

Você sabe o que é uma relíquia? Já ouviu falar sobre elas em algum lugar? Você sábia que no Santuário Nossa Senhora do Prazeres e Divina Misericórdia existem três relíquias expostas? Nessa primeira versão do “Você Sábia”, contaremos um pouco sobre o que são as Santas Relíquias da igreja. O “Você Sábia” é o mais novo quadro do Jornal “O Católico”, mensalmente traremos diversas curiosidades envolvendo a Santa Igreja Católica e o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia.

Você sábia: Relíquias

Relíquias são partes do corpo de um Santo ou objetos que foram utilizados pelos os mesmos. Esses objetos são venerados, por católicos. Mas porque isso é feito? Não seria idolatria?

É necessário entender a diferença entre ícone e ídolo. A veneração de relíquias é feita desde os primórdios do cristianismo, infelizmente as pessoas começaram a exagerar na veneração e começaram a atribuir as relíquias e imagens poderes, além de comercializar as mesmas. Nesses casos temos existem a idolatria que é transferir o poder de Deus para algum objeto ou alguém. Diferentemente do que é feito na veneração real as relíquias o que a faz delas um ícone, ou seja, uma ponte que nos liga até Deus.

Os santos entregaram suas vidas a Deus e ao evangelho, por isso seus corpos se tornaram templos do Espírito Santo no sentido mais puro possível. Devido a isso, é dever do cristão tratar com respeito e veneração os corpos dos que deram o próprio sangue por amor a Cristo.

Na bíblia, uma pessoa é ressuscitada ao tocar nos ossos do profeta Eliseu, isso é visto no livro de II Reis 13,21 “Ora, aconteceu que um grupo de pessoas, estando a enterrar um homem, viu uma turma desses guerrilheiros e jogou o cadáver no túmulo de Eliseu. O morto, ao tocar os ossos de Eliseu, voltou à vida, e pôs-se de pé. ”.  Também em Atos 19,11-12: “Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos”. Nesse caso de Paulo temos a evidência do que a igreja chama de relíquia de segunda classe. Existem três tipos de classe de relíquias são elas:

  • Relíquia de 1ª classe: é uma parte do corpo de um santo como fios do cabelo, ossos, coração
  • Relíquia de 2ª classe: objetos pessoais, como um chapéu, túnica, lenços;
  • Relíquia de 3ª classe: lembranças que tocaram no santo ou no relicário onde parte do corpo do santo está conservada.

 

Para concluir a explicação é possível encontrar na Suma Teológica de São Tomás de Aquino III Questão 25, Artigo 6: Por isso, o próprio. Deus honra convenientemente essas relíquias, fazendo. Milagres na presença delas. ” Portanto, não devemos adorar as relíquias isso fere duramente o primeiro mandamento de Deus, mas devemos honra-las, pois, o próprio Deus honra os seus Santos.

Você Sábia que no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia tem três relíquias expostas?  A primeira de São João Paulo II, segunda de Santa Faustina e a última do Santo padre pio de Pietrelcina, todas localizadas perto do Sacrário do Senhor. Nos próximos meses contaremos um pouco sobre cada uma delas, fique atento ao nosso jornal e não perca a próxima edição.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>