O que aconteceu no dia de Pentecostes?

pentecostes_c

O Dia de Pentecostes está descrito na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos.

Celebrado 50 dias após a Páscoa e no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus, este ano em 23 de maio, o dia de Pentecostes marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, tornando-se de um dia muito importante para os católicos, considerado até mesmo como “o aniversário da Igreja Católica”.

No Pentecostes, os fiéis são convidados a reviver e sentir a vinda do Espírito Santo. Para isso, é fundamental se abrir para recebe-Lo, renascer e passar a palavra dEle adiante, a fim de renovar as esperanças e o amor que vive dentro de cada um.

O que aconteceu no dia de Pentecostes?

O Dia de Pentecostes está descrito na Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2.

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (At 2, 1-4.)

O Catecismo da Igreja Católica diz que: “No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).

No Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa “Semanas”. Nesta época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).

“A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o molho para ser agitado, contareis sete semanas completas. Contareis cinqüenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e apresentareis ao Senhor uma nova oferta” (Lv 23,15-16).

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>