Festa de São Pedro no Santuário

PHOTO-2019-07-02-20-15-14

 

Em solenidade aos apóstolos Pedro e Paulo pilares da igreja, o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia realizou o tradicional Arraiá de São Pedro, nos dias 28, 29 e 30 de junho, na praça do Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapecerica da Serra, SP. Diversas pessoas de outras regiões, cidades e até Estados se organizaram em caravanas ou pequenos grupos para participar da festa.

A abertura da festa ocorreu na sexta-feira com a benção do mastro de São Pedro e São Paulo pelo padre Alexandre Matias, após a missa do Sagrado Coração. Na sequência, show com Wesley e banda. As comunidades, pastorais e movimentos comercializaram em suas barracas comidas típicas e brincadeiras. A dupla sertaneja Tony e Bento finalizou a noite com um show bastante animado.

No sábado à tarde o show ficou por conta do grupo “Só Caipiras da Serra”. À noite, após a missa,  a apresentação da quadrilha dos jovens do Santuário alegrou a todos com a uma dança bem descontraída. Nesta noite também muitas pessoas se reuniram para participar do bingo em frente ao Santuário.

Domingo, o último dia da festa,  iniciou-se  com a missa Sertaneja campal.  Celebrada pelo padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias e Lídio Sampaio.

São Pedro e São Paulo tiveram vidas vem distintas, mas se uniram para a construção da igreja de Cristo. Pedro, o primeiro líder da igreja, recebeu de Jesus as chaves dos reinos dos céus conforme está escrito em Mateus 16,18-19. “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

São Paulo, antes Saulo, era perseguidor de Cristãos. Um dia Saulo cavalgava até Damasco, quando um brilho intenso o derruba. Saulo vê Jesus glorificado que pergunta: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (Atos 9, 4 -5). Saulo fica cego e Jesus pede a ele que vá para a cidade, onde será tido o que fazer. Lá Saulo  encontra  Ananias que diz: “Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fique cheio do Espírito Santo”. Nesse momento Saulo recupera a visão se torna Paulo,o maior pregador da palavra de Deus, responsável por espalhar o evangelho para inúmeras populações.

Padre Alberto Gambarini ensina que o Cristão deve se lembrar do otimismo de Pedro e Paulo; um foi crucificado de ponta cabeça e o outro decapitado, mas foram otimistas e fiéis a Jesus Cristo até o fim. Pedro deixou de ser pescador, Paulo deixou de ser perseguidor.  “O que você precisa deixar para seguir Jesus? O que você precisa perdoar? Quem é Jesus para você? ”., indaga o sacerdote.

O padre também destacou que o criador da igreja é Jesus Cristo, ele é o único fundador e foi o próprio Jesus que escolheu uma pessoa para comandar sua igreja. Essa pessoa foi Pedro, o primeiro Papa. A igreja é Santa porque Jesus a instituiu, mas deixou a igreja para homens e não para os anjos, por isso os erros. “Nós temos que entender que se a igreja fosse humana já teria acabado, pois somos complicados. Mas as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela (Mt 16,18), pois eu estarei convosco até o final dos tempos (Mt 28,20), diz Jesus ”, finaliza ele.

Após a missa, muitos saborearam a tradicional feijoada. Marcaram presença também na festa, os cavaleiros da Romaria e a Corporação Musical Imaculada Conceição, que se apresentou no coreto da praça. Na parte da tarde, a quadrilha das crianças da catequese, emocionou a todos os presentes.

No início da noite a procissão de São Pedro saiu da casa paroquial e seguiu até o Santuário, com a imagem de São Pedro sobre o carro de boi, acompanhado dos cavaleiros da Romaria, das crianças vestidas de anjinhos e dos fiéis. Todos caminharam ao som de músicas sacras entoadas pela banda Imaculada Conceição, sob a regência do maestro Elias Evangelista. Em frente ao Santuário, os padres Alberto Gambarini e Alexandre Matias deram a benção das chaves com a intercessão de São Pedro. Na sequência a quadrilha do ECC (Encontro de Casais com Cristo) divertiu o público com o casamento caipira. “Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três…”, e a festa seguiu com o tradicional leilão, conduzido brilhantemente pelo leiloeiro Toninho da Lagoa.

A cantora Suelen Vito e banda finalizaram a Festa de São Pedro e São Paulo do Santuário de 2019.

O envolvimento de toda a comunidade foi excepcional. O coordenador da festa, Vicente de Moraes, mais conhecido como Campeão, agradece todos as pessoas que ajudaram fielmente nessa missão. Agradecemos também a Prefeitura de Itapecerica da Serra e a Secretária de Turismo por todo o apoio e ajuda.

Por mais um ano o Arraiá de São Pedro e São Paulo foi um sucesso pela Graça de Deus!

 

Share Button
Warning: printf(): Too few arguments in /home/portalecc/domains/encontrocomcristo.com.br/public_html/blogs/wp-content/themes/twentyeleven/content-single.php on line 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>