Creche Menino Jesus celebra Dia da Família

23518836_1738806986139370_4010324045958425309_n

A Creche Menino Jesus (Centro Educacional Menino Jesus) realizou no dia 26 de outubro, o evento “Dia da Família” que reuniu pais, filhos, amigos e professores no bairro jardim São Marcos em Itapecerica da Serra, SP. O dia transcorreu com palestras, brincadeiras e muita interação entre as famílias para conhecer o ambiente escolar.

O evento começou com um discurso da Maristela Araújo de Moraes, 64 anos, diretora e coordenadora pedagógica da creche, sobre a importância da parceria entre a família e a escola para o desenvolvimento do aluno. Essa união traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também vivifica a escola.

A participação dos pais na vida escolar de seus filhos é uma condição indispensável para que a criança se sinta amada e motivada a obter avanços em sua aprendizagem. Sendo assim, a família e a escola precisam ser parceiras para que os alunos possam realmente ter um maior aproveitamento na aprendizagem, não basta apenas a escola se preocupar na aprendizagem e os pais não se preocuparem.

“Para uma creche funcionar com êxito é necessário um bom gerenciamento. Aqui, todo o trabalho é feito com o seguinte método que foi desenvolvido a partir da palavra Creche: Crescer com Harmonia e Educação. A creche não é lugar que a criança fica só para os pais irem trabalhar, mas um lugar onde a criança tem a possibilidade de aprender e se desenvolver”, explica a diretora.

Em seguida, a assistente social, Eunice Pereira Mazza, 67 anos, falou sobre a importância da famí- lia para as crianças, e também como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra a criança no ambiente familiar, ao citar um trecho de “10 mandamentos para a paz na família”, retirado do livro A Paz Começa em Casa, da Pastoral da Criança.

“Educar é papel do pai e da mãe. A família tem que dar orientação para as crianças com amor, sem violência. Saber ouvir o que a criança tem a dizer e aconselhá-la. Os filhos precisam também de carinho, atenção e cuidado dos pais para se sentirem protegidos”, diz Eunice.

As mães cantaram a música “Minha família” de Tony Allysson, em homenagem aos seus filhos, foi um momento de comoção. Logo após, Maristela, apresentou um vídeo sobre o conflito entre a vida digital e a realidade que cercam muitos pais ao dar mais atenção para o celular do que as crianças.

O momento de interação fundamental para o desenvolvimento familiar foi quando as crianças mostraram suas atividades realizadas na escola. Em cada sala tinha trabalhos diferentes expostos, como desenhos, pinturas, dobraduras e colagens. Também foi realizado uma balada, na qual os pais dançaram e brincaram com seus filhos.

A creche é muito importante na vida das famílias, como por exemplo do casal Fernanda Borba Kaizer Azevedo, 36 anos, professora e Adilson Fialho de Freitas, 32 anos, músico. Eles colocaram seus filhos gêmeos Nicollas Kaizer e Maria Cecília Kaizer de 3 anos na creche, faz 1 ano.

“A creche é ótima e as crianças evoluíram na aprendizagem. Acompanhamos os estudos delas através do caderno (diário) para ver o que eles fizeram. Tentamos estar sempre presentes, tanto nas reuniões quanto em casa”, diz Adilson.

O Dia da Família é necessário porque torna a creche mais dinâmica e cooperativa. “Apesar do nosso dia a dia ser corrido, com serviço e outras coisas. Ter esse dia é especial para ficar mais próximos deles”, diz Fernanda.

A forma de relacionamento entre pais e filhos tem importância fundamental no desenvolvimento da criança e vai determinar como ela, ao se tornar adulta, vai se relacionar consigo e com os outros. Os pais que cultivam a alegria e o respeito, criam filhos mais felizes e formam lares com mais harmonia e paz.

“As famílias são participativas, o trabalho é feito em conjunto entre eu e os pais. Estamos sempre dispostos a ajudar e dar um amparo para os que precisam”, diz Maristela.

A festa terminou com grande momento de emoção entre os pais que agradeceram os professores por realizarem seu trabalho com excelência. Organizaram até um lanche com sucos naturais feitos de couve, beterraba e limão e lanches saudáveis para motivar as crianças a terem uma educação alimentar correta.

A Creche é mantida pela Associação Promocional Nossa Senhora dos Prazeres, braço social do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, que atende 100 crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre 1 ano e 8 meses e 4 anos de idade em período integral de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Acolhe crianças de diversos bairros de Itapecerica, como Jardim Sampaio, Jardim Santa Isabel, Parque Paraíso, Centro, Jardim São Marcos, entre outros. Os funcionários são qualificados e formados na área escolar para o cuidado com as crianças.

Share Button
Warning: printf(): Too few arguments in /home/portalecc/domains/encontrocomcristo.com.br/public_html/blogs/wp-content/themes/twentyeleven/content-single.php on line 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>