Qual o impacto da atividade física para a mente?

Por que a atividade física beneficia tanto o quadro psicológico? Eu lhe explico agora:

1) Durante a atividade física, são liberadas dosagens hormonais que proporcionam sensação de bem-estar. O hormônio mais conhecido é a endorfina, que, ao ser liberada, proporciona sensação de alívio/analgésico e prazer/bem-estar. A liberação da endorfina auxilia na regulação de substâncias cerebrais, auxiliando diretamente a memória, a atenção, o humor e a disposição mental. Outros hormônios também são liberados durante a atividade física como a serotonina, o GH. Os que mais auxiliam nossa mente são a endorfina e a serotonina.

2) Uma atividade física bem feita desvia nossa atenção, nem que seja por alguns minutos, dos problemas, das preocupações e dos pensamentos ansiogênicos e depressivos para o nosso corpo. Não dá para fazer uma série na academia e não prestar atenção na execução do exercício, nem prestar atenção na contagem da repetição. Assim como no Pilates, que é uma excelente indicação para os ansiosos, pois exige total concentração na execução do exercício e na respiração. Andar de bicicleta, caminhar, correr, praticar uma luta, seja lá qual for a atividade física que você pratique, ela exigira que você preste atenção no que está fazendo, assim seu foco de atenção terá desviado por algum momento e isso lhe proporcionará prazer.

A atividade física é um poderoso remédio para a mente

 

Aí você poderá me perguntar: Então, terei de ficar o dia inteiro fazendo atividade física para ficar bem? Não! A atividade física bem feita, no horário que melhor o atender, ao longo do tempo, trará os benefícios hormonais já mencionados e a sensação de bem-estar mais duradouros, pois será algo constante. É como tomar remédio: tem que ser frequente e, de preferência, no mesmo horário. Com o tempo, você mesmo poderá perceber que já saiu daquele quadro grave que se encontrava. Isso lhe dará forças para enfrentar melhor suas questões e se organizar para obter a qualidade de vida psíquica que deseja.

 

Outro grande benefício da atividade física é que ela nos coloca de frente aos nossos limites. Limites que são reais e que, gradativamente, são diminuídos ao avançar da fidelidade de cada semana. Isso faz crescer em nós uma sensação de bem-estar, autoconfiança e elevação da autoestima. E quando os resultados físicos começam aparecer, este processo interior é potencializado. No entanto, é extremamente importante compreender que, atualmente, a atividade física não auxilia apenas a dimensão física, mas também é um poderoso remédio para nossa mente. Exercite-se! A atividade física é uma academia para o corpo e para mente!

 

 

Fonte: Canção Nova (Aline Rodrigues)

 

Share Button
Warning: printf(): Too few arguments in /home/portalecc/domains/encontrocomcristo.com.br/public_html/blogs/wp-content/themes/twentyeleven/content-single.php on line 50

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>