O Enchei-vos na vida de oração

meditando

É importante lembrarmos que só conheceremos verdadeiramente a Cristo quando conhecemos sua Palavra

Para crescer na fé, na graça e na maturidade precisamos viver diariamente o estudo bíblico. Logo após nosso seminário de vida no Espírito Santo, nos é apresentado no grupo de oração o Enchei-vos, um livro de estudo bíblico das Edições Shalom que nos conduzirá a uma intimidade profunda com o amor do Pai em Jesus por nós, através da Palavra de Deus. Sem este caminho de unidade espiritual pautado na Palavra, corremos o risco de vivermos experiências muito diferentes dos demais irmãos, e isso acaba por comprometer a vivência do grupo de oração, como irmãos, em família.

O Enchei-vos tem a linguagem simples, mas sem ser rasa, ela nos proporciona mergulharmos na profundeza do Espírito Santo. Desde um adolescente se preparando para o ENEM, até uma senhora aposentada são capazes de compreender o que está sendo proposto. O Enchei-vos não foi feito para tipo A, B ou C de cristão, ele foi feito para todo aquele que deseja conhecer e se aprofundar no amor a Jesus. É importante lembrarmos que só conheceremos verdadeiramente a Cristo quando conhecemos sua Palavra. São Jerônimo nos afirma que “ Desconhecer a escritura é desconhecer o Cristo”.

Podemos provar a Cristo e sua misericórdia nos sacramentos, no irmão, na oração e de forma especial na Palavra, porque “o próprio Jesus é a Palavra divina que se fez carne no seio virginal de Maria: nele, Deus revelou-se plenamente, disse-nos e deu-nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia” (Bento XVI).

Quando falamos de estudo bíblico, alguns podem pensar que estudaremos Bíblia como estudamos Matemática, Química ou Português. Não! Esse estudo bíblico é pautado da lectio divina, que é a leitura orante da palavra de Deus, em que vamos adentrar no mistério de Deus naquela passagem bíblica determinada e mediante essa passagem confrontar nossa vida, pensamentos, atitudes e omissões e desejos. E ali descobrir a vontade de Deus, sermos purificados, restaurados e transformados para a nova vida prometida por Cristo.

Devemos sempre procurar um lugar calmo e silencioso para fazermos nosso estudo bíblico, para ajudar a prestarmos atenção no que é lido e rezado e principalmente ouvirmos a Deus. Podemos fazer em casa, ou melhor ainda, numa capela onde o Santíssimo Sacramento esteja presente.  Aconselhamos fazer o estudo bíblico sentados, para dar apoio ao Enchei-vos e facilitar a escrita nele mesmo ou no caderno de oração (alguns de nós sentem a necessidade de escrever mais, por isso podemos utilizar cadernos para anotar as partes que somos orientados a escrever). Se não estamos numa capela, ter um ícone, uma imagem sagrada ou a Cruz do Senhor para contemplar durante o Enchei-vos também favorece essa experiência de mergulho na Palavra do Senhor.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>