5 maneiras de priorizar a oração familiar quando você tem filhos

web3-father-children-book-pray-vincentsanctuaire-lourdesciric

Fidelidade – não perfeição – é o objetivo

Dizem que “família que reza unida permanece unida”. Rezar com nossos filhos é uma maneira importante de vivermos nossa vocação como “os primeiros anunciadores da fé” (CIC 1656) para nossos filhos. Mas, na correria do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo e espaço para reunir a família em oração. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode fazer da oração uma prioridade para sua família, mesmo com muitos pequenos e indisciplinados correndo para lá e para cá.

1 – O MOMENTO DE ORAÇÃO DEVE SER CALMO E POSITIVO

 

Para nós, pais católicos, a parte mais importante da oração familiar é transmitir aos nossos filhos a alegria que nossa fé nos traz. A melhor maneira de manter o momento de oração em paz é ter em mente as idades e os estágios de desenvolvimento de seus filhos, para que você seja realista sobre o que eles são capazes de fazer. Há uma fase da vida propícia para rezar todos mistérios do Rosário enquanto você caminha em torno de um santuário mariano em uma peregrinação familiar; há, entretanto, outra fase que só ensinar uma criança a rezar uma Ave Maria antes de dormir já basta. Às vezes, essas fases coincidem, às vezes, não.

 Um sábio padre me disse uma vez: “Deus não nos pede para sermos perfeitos nesta vida, mas para sermos fiéis. ” Tente ser fielmente consistente em sua oração familiar, e não se preocupe se nem sempre for como você esperava. Dê a Deus o melhor que você tem agora, neste momento.

2 – NÃO SUBESTIME AS CRIANÇAS

 

Se você apresentar seus filhos a Cristo e incentivar o relacionamento com Ele, você poderá se surpreender com os insights e a compreensão teológica que as crianças têm, mesmo em tenra idade. E, à medida que você persiste na oração familiar, seus filhos podem desenvolver o hábito de ouvir e participar desse momento. Mesmo se as coisas estiverem confusas, sua fidelidade na oração e na formação espiritual de seus filhos não passarão despercebidas por Deus.

3- UTILIZE OS SENTIDOS

 

As crianças pequenas aprendem melhor através de experiências sensoriais e táteis. Oferecer-lhes algo para segurar ou fazer pode ajudar a manter o interesse delas pela oração. Uma maneira de fazer isso é através da criação de espaço para a oração ou um pequeno altar da casa.  Crianças com idade suficiente para ler podem gostar de seguir a oração junto com devocionário, por exemplo. Uma maneira fácil de mostrar às crianças de qualquer idade que o tempo de oração é especial e sagrado é acender uma vela quando você começa a rezar.

As crianças também podem receber o trabalho especial de levar um crucifixo ou um cartão sagrado para os membros mais velhos beijarem, ou você pode fazer com que elas coloquem uma flor na frente de uma imagem de Nossa Senhora. Para os mais novos, você pode usar um terço seguro para bebês, com “bolas” grandes, para que eles não as engula.

4 -USE GATILHOS PARA LEMBRAR A HORA DE REZAR

 

Um truque para lembrar de rezar é “enganchar” a oração em outra atividade que você já faz. Por exemplo, você pode desenvolver o hábito de fazer a prece de oferecimento da manhã com sua família durante o café da manhã ou no caminho para a escola. Quando você passa por uma igreja católica, você pode fazer uma comunhão espiritual com crianças mais velhas ou incentivar seus pequeninos a beijar Jesus no tabernáculo. Muitas famílias fazem uma oração pela pessoa necessitada quando ouvem uma sirene de ambulância ou o caminhão de bombeiros. Você pode rezar um terço em família após o jantar ou levar seus filhos a fazer um exame de consciência antes dormir. Mesmo dizendo um rápido “Santo Antônio, socorrei-nos” quando você precisa encontrar algo, é uma ótima maneira de ensinar seus filhos a sempre se voltarem para Deus em momentos difíceis.

5 – FALE COM JESUS COMO SE VOCÊ ESTIVESSE CONVERSANDO COM UM AMIGO

Para o papa Bento XVI, “ser cristão não é o resultado de uma escolha ética ou de uma ideia elevada, mas o encontro com um evento, uma pessoa, que dá à vida um novo horizonte e uma direção decisiva”.

 

Mostre ao seu filho como a sua fé deu à sua vida aquele “novo horizonte” e ajude-os a encontrar a pessoa de Cristo e ensine-os a amá-lo como você faz. Pare em uma capela de adoração ou igreja sempre que tiver uma chance, apenas para dizer oi, e lembrar seus filhos, “Jesus está nos esperando aqui. ” Durante a oração familiar, pergunte a eles sobre o que eles querem falar com Deus. Mostre-lhes que o tempo que você passa em oração é o ponto alto do seu dia, e que Deus é o centro da sua vida.

Shalom

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>